O Ministério da Economia revelou que a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional, órgão responsável pelas contas bancárias do Governo Federal, foi vítima de um ransomware ainda não identificado. O ataque foi identificado na sexta-feira (13) e o comunicado do ministério foi publicado no sábado (14).
- Trojan FlyTrap já furtou contas do Facebook de mais de 10 mil vítimas
- Ransomware na GIGABYTE: gangue ameaça vazar mais de 112GB de dados caso empresa não pague pelo resgate
- Links infectados com malwares no Discord cresceram 140 vezes nos últimos dois meses
"Foi identificado na noite de sexta-feira (13/08) um ataque de ransomware à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional [...] Avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionamentos à dívida pública", escreve um porta-voz do ministério.
O Ministério da Economia informou que já acionou as autoridades e a Polícia Federal e que já está investigando o caso. Embora tenha informado que o ataque não afetou os principais serviços do Tesouro Nacional, algumas páginas e links do site oficial do órgão não estão funcionando.
"Os afeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital [...] As medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada", termina o comunicado.
Fonte: Ministério da Economia.