Read, hack, repeat

Amazon anuncia a Braket, sua plataforma de computação quântica “as-a-service”

Ramon de Souza

A Amazon Web Services (AWS) acaba de anunciar um novo integrante para seu portfólio de soluções web: o Braket, plataforma de computação quântica “as-a-service”, que pretende acessibilizar as pesquisas nesse setor. Ainda em fase experimental, o serviço permitirá que qualquer pessoa crie seus próprios algoritmos quânticos, teste-os em um ambiente simulado e execute-os em hardwares de provedores como D-Wave, IonQ, and Rigetti. A novidade é voltada a pesquisadores, cientistas e desenvolvedores.

Indo além, a companhia anunciou ainda que criará um centro de estudos de computação quântica (batizado simplesmente como “AWS Center for Quantum Computing”) em anexo ao Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos EUA. O objetivo é prover um espaço físico para que pesquisadores e especialistas do mundo inteiro possam compartilhar conhecimentos e colaborar em projetos — sempre utilizando as ferramentas da própria Amazon como apoio para inovações científicas.

É importante lembrar que a Amazon não é a única gigante a apostar nesse segmento. A Microsoft anunciou, no mês passado, a Azure Quantum, plataforma similar que também facilita a vida de quem deseja “brincar” com computação quântica e executar seus próprios códigos em computadores remotos (sendo possível, inclusive, realizar projetos com base em algoritmos prontos). Já a IBM oferece, desde 2016, a IBM Q Experience, plataforma que interage com um computador quântico projetado pela própria marca.


Fonte: AWS Braket, The Verge

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.