Uma tiktoker identificada apenas como Data Privacy TikTok (my.data.not.yours) ficou chocada ao descobrir quais (e quantos) dados a Amazon coleta de seus usuários, principalmente aqueles que possuem os auto falantes inteligentes equipados com Alexa (Echo, Echo Dot e outros).
- Eis uma forma estupidamente simples de saber quem vende seus dados na web
- Mozilla irrita usuários ao adicionar anúncios na barra de endereços do Firefox
- ProtonMail fornece endereço de IP de usuários à polícia francesa
Na rede social, ela relata ter pedido à Amazon todos os dados que a empresa tem armazenado sobre ela e ao analisar o arquivo, encontrou registros auditivos de todas as conversas que teve com seus Echo Dots, todas as respostas dada pela Alexa, a transcrição de todas essas conversas, além de registros de alertas, calendários, lembretes, listas de mercado e outras listas criadas com auxílio da assistente pessoal, localização, músicas, preferências, configurações, dados de compras na Alexa, quais extensões foram instaladas e vídeos.
"Como referência, tenho 2 Amazon Echo Dots e um Echo e também usamos lâmpadas inteligentes. Solicitei todos os dados que a Amazon tem sobre mim e aqui está o que encontrei: estas são todas as pastas que vieram. Cliquei na pasta de áudio e é isso que eles têm (são todos clipes de áudios curtos, o que é assustador) [toca áudio dela solicitando para desligar a luz inteligente, conectada ao seu dispositivo Alexa]. Só nessa pasta são 3534 clipes de áudio curtos. Em seguida, cliquei em "contatos" e descobri que eles tem uma lista completa de todos os contatos salvos no meu telefone e nunca me lembro de ter dado isso. A última coisa que eu não sabia que eles tinham é minha localização", relata a tiktoker.
A pedido do jornal britânico, The Sun, um porta-voz da empresa respondeu o caso, explicando que os contatos são fornecidos pelos usuários de forma opcional, para que a Alexa alerte para ligações telefônicas e ainda forneça seu alto-falante e microfone para a comunicação. Já com relação à localização do dispositivo, esses dados são utilizados para fornecer informações mais assertivas, como proteção do clima e recomendações de estabelecimentos.
"Oferecemos aos nossos clientes transparência e controle sobre sua experiência com Alexa. Os clientes podem facilmente revisar e excluir suas gravações de voz ou optar por não salvá-las a qualquer momento. Os clientes podem importar seus contatos de telefone celular para o aplicativo Alexa para que possam usar recursos como chamadas e mensagens sem usar as mãos; esse recurso opcional, que os clientes precisam configurar, pode ser desativado a qualquer momento. Finalmente, você pode conceder permissões para o aplicativo Alexa usar certos dados, como geolocalização do seu dispositivo, para fornecer resultados relevantes (por exemplo, clima, tráfego, recomendações de restaurantes) e você pode gerenciar essas permissões no aplicativo", disse o porta-voz da Amazon ao The Sun.
Como pedir os dados da Amazon e Alexa
Possui um dispositivo equipado com Alexa e quer saber quais dados a empresa, coleta armazena e analisa sobre você? Para isso, basta logar em sua conta e acessar essa página. Na página, selecione a opção "Request All Your Data" e depois clique em "Submit Request".
Um email de confirmação será enviado para seu email, com as instruções de como acessar esses dados. No entanto, não acredite que a Amazon irá te entregar tudo isso imediatamente. Dependendo da quantidade de dados e interações com a Alexa, esse arquivo completo pode demorar mais de um mês para ficar disponível.
No entanto, alguns dados, como a transcrição dos áudios das conversas com a Alexa ficam disponíveis nas configurações do aplicativo, onde os usuários podem acessar e "apagar" os áudios que quiserem.
Fontes: Data Privacy TikTok; The Sun; Amazon.