O ex policial, chefe de segurança do eBay, Philip Cooke, 55 anos, foi condenado a pagar uma multa de U$ 15 mil (R$ 77 mil), além de cumprir 18 meses de pena em regime fechado, por assediar um casal que publicou uma newsletter criticando a empresa. Cooke foi acusado em julho do ano passado e condenado nessa terça-feira (27).
- Mais um site falso que coleta dados de servidores públicos é denunciado
- Governo é o principal alvo de ataques cibernéticos no Brasil, revela pesquisa
- Funcionário do Ministério da Defesa do Reino Unido é preso acusado fabricar e fornecer pornografia infantil
De acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e o The Register, junto com mais seis funcionários do eBay, Cooke ameaçou Ina e David Steiner, um casal de jornalistas blogueiros que mantém o blog e a newsletter EcommerceBytes, diversas vezes.
As ameaças começaram em setembro de 2019, quando esse grupo de funcionários do eBay ameaçou enviar insetos vivos, uma cabeça de um porco recém-nascido, uma coroa fúnebre, uma máscara de cabeça de porco e um livro sobre como lidar com a perda de um cônjuge ao casal.
Conforme indicam os documentos do processo judicial, Cooke e seus comparsas tinha ainda planos de seguir o casal em uma van preta, invadir a garagem e instalar um GPS rastreador no carro deles, além de anunciar na internet, festas e orgias no endereço deles.
Cooke confessou ter feito parte do esquema no dia 27 de outubro de 2020. Os co-autores do crime, Stephanie Popp, Veronica Zea, Brian Gilbert e Stephanie Stockwell também confessaram após o depoimento de Cooke. A justiça dos EUA continua trabalhando no processo dos outros dois envolvidos, os executivos David Harville e James Baught.
"Foi uma fase incrivelmente difícil para mim e minha esposa [...] Nunca imaginamos que fazer nosso trabalho de jornalistas levaria a isso. Queremos proteger os direitos dos repórteres e sua liberdade de imprensa. Já suportamos uma enorme crueldade e abusos e tememos por nossas vidas. Se esse comportamento pode acontecer conosco. Isso pode acontecer com qualquer um", escreveu o casal em uma newsletter.
Fonte: The Register.