Cibercriminosos assumiram o controle do domínio bitcoin[.]org, o domínio oficial da tecnologia Bitcoin, a pioneira das criptomoedas, na quinta-feira (23) e implantaram um comunicado falso com um esquema clássico do tipo "dobre seu dinheiro".
- O Grande Assalto (de criptomoedas): a história do roubo de U$ 611 milhões da Poly Network
- NFT: o outro lado da moeda dos tokens não fungíveis
- Blockchain do crime: como investigar crimes com criptomoedas
De acordo com o BleepingComputer, embora a estadia dos cibercriminosos no site do Bitcoin tenha sido curta, menos de um dia, muitas vítimas desavisadas caíram no golpe, que rendeu cerca de U$ 17 mil (R$ 91 mil) para os cibercriminosos. Afinal, o golpe estava descrito no site oficial da tecnologia.
A redação do BleepingComputer capturou a tela do site Bitcoin[.]org na quinta-feira (23), durante a invasão dos cibercriminosos, que dizia "A Fundação Bitcoin está retribuindo à comunidade! Queremos apoiar nossos usuários que nos ajudaram ao longo dos anos. Envie bitcoin para este endereço, e nós enviaremos o dobro da quantia em troca [...] Qualquer quantia enviada para este endereço será dublada e devolvida ao remetente".
Após a descoberta da invasão, mineradores e investidores que possuem Bitcoins denunciaram o caso à empresa que registrou o domínio, a Namecheap, que desabilitou o endereço imediatamente.
A redação da The Hack apurou que o site Bitcoin[.]com está online e não exibe mais a mensagem dos cibercriminosos. Também conferiu que todas as criptomoedas enviadas para a carteira de Bitcoin indicada no texto do golpe foram transferidas, em partes, para diversas contas diferentes. Foram 10 transações, que totalizam U$ 17119 (R$ 92298).
Segundo o BleepingComputer, a causa da invasão ainda não foi descoberta. No entanto, alguns internautas acreditam que foi um ataque conhecido como DNS hijack.