Read, hack, repeat

CriptoFunk quer discutir criptografia e privacidade no Complexo da Maré

Ramon de Souza

Reunir a comunidade carioca em uma festa regada a muito funk para discutir democracia, privacidade, criptografia, tecnologias e cuidados físicos e digitais. É essa a proposta do CriptoFunk, um “evento-festa” (como seus próprios idealizadores a categorizam) que ocorre no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, e que está prestes a receber a sua segunda edição em setembro deste ano.

Organizada por um coletivo formado por membros de diversas ONGs (data_labe, Escola de Ativismo, Intervozes e Coding Rights, com apoio do Observatório de Favelas), o CriptoFunk propõe a organização de oficinas, palestras, debates, exibição de peças artísticas e — é claro — muita festa com o gênero musical mais presente na vida dos cariocas. O evento segue a tendência das cryptoparties, mas com uma criativa inspiração nos bailes funk.

“A gente acredita que o debate sobre segurança precisa ser feito a partir de um olhar integral: nossos corpos precisam ser cuidados juntos, do digital ao físico, do individual ao coletivo. É por isso que o nosso lema é ‘Criptografar dados e descriptografar corpos’. Não dá pra cuidar de um e esquecer do outro”, afirma a organização do evento, em sua página oficial no serviço de financiamento coletivo Benfeitoria.

Em sua primeira edição, o encontro reuniu especialistas que abordaram técnicas de proteção pessoal para garantir a liberdade de expressão, especialmente no caso de denúncias sobre violações aos direitos humanos. Os participantes também puderam participar de oficinas de cuidados no mundo digital (com direito a dicas de apps e softwares seguros) e defesa com Krav Maga.

(Divulgação: CriptoFunk)

O CriptoFunk 2019 só ocorrerá caso consiga arrecadar um total de R$ 15 mil ao longo dos próximos doze dias; no momento em que esta matéria foi escrita, 62 apoiadores já haviam colaborado com um total de R$ 6,7 mil (o que simboliza 44% da meta). Se tudo der certo, o bailão criptográfico vai rolar no dia 14 de setembro, a partir das 14h, no Galpão Bela Maré. Caso queira apoiar a iniciativa, basta acessar esta página.


Fonte: CriptoFunk

Share twitter/ facebook/ copy link
Please enter at least 3 characters 0 Results for your search

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.