Read, hack, repeat

É oficial: DEF CON é cancelada e pode virar evento online

Ramon de Souza 0 min

A área de eventos é, sem dúvida, um dos setores da economia mais afetados pela crise causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV2), visto que todos quase todos os governos (federais ou municipais, ao redor do mundo inteiro) estabeleceram medidas de isolamento social e proibiram aglomerações que não sejam criticamente necessárias. Com isso, diversas feiras e convenções tiveram que ser migradas para o formato online, adotando transmissão ao vivo de palestras e outros métodos virtuais para troca de conhecimento.

Ainda assim, uma notícia bem chocante — por mais que ela fosse esperada — deixou muita gente triste ao longo deste fim de semana. A DEF CON, que ocorre anualmente em Las Vegas desde 1993 e é considerada a maior conferência hacker do mundo, também acaba de ser cancelada por causa da COVID-19. A administração do evento, que até então pretendia apenas prorrogar a data do encontro, já não vê perspectivas de que o cenário global de saúde se estabilize até o mês de agosto.

(Reprodução: DEF CON)

“Mesmo se uma vacina fosse descoberta amanhã, não seria cedo o suficiente para testá-la, fabricá-la, distribuí-la e administrá-la a tempo para as pessoas viajarem de forma segura”, explicou Jeff Moss (mais conhecido pelo apelido Dark Tangent), fundador da conferência. “Eu também estou preocupado que os eventos que estão sendo adiados para o fim do ano sejam pegos por uma ‘segunda onda’ depois que as restrições comecem a afrouxar e também acabem cancelando”, conclui o especialista.

Por conta disso, Jeff anunciou a DEF CON 28 Safe Mode (em alusão ao modo de boot seguro), que ocorrerá entre os dias 07 a 09 de agosto (a conferência física estava planejada para os dias 06 a 09) de forma totalmente remota. Detalhes sobre como funcionarão as palestras e workshops online ainda estão sendo decididos, mas a organização garante que as submissões de call for papers não serão ignoradas. No dia 06 de agosto, um servidor específico na plataforma Discord será aberto para que todo mundo participe da experiência.

(Reprodução: DEF CON)

Se você planejava viajar para Las Vegas e curtir a DEF CON pessoalmente, recomendamos que leia este FAQ (perguntas e respostas) a respeito do DEF CON Safe Mode para mais orientações a respeito do evento. É válido lembrar que a Black Hat, conferência “irmã” também fundada por Jeff (mas cujo público-alvo é um pouco diferente) já anunciou, na semana passada, intenções de realizar um evento online.


Fontes: DEF CON, Black Hat

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.