O editor responsável pela Wikipedia Croácia (todo conteúdo produzido em língua servia e croata) foi banido da plataforma após uma investigação que identificou que ele, junto com outros editores, editaram páginas e criaram conteúdo distorcido, defendendo posicionamentos políticos radicais, de extrema-direita.
- Onda de ataques ameaça reputação do Estado brasileiro: reveja os casos
- TSE assume que ataque de DDoS derrubou app e-Título durante as eleições
- TSE sofre ataque de DDoS mas garante não ter relação com vazamento de dados e queda nos serviços
De acordo com um relatório publicado pela Wikimedia, organização sem fins lucrativos, responsável pelo Wikipedia, o grupo de editores mal-intencionados começou a alterar conteúdos por interesse próprio desde 2011. Os conteúdos adulterados pelo grupo apresentavam posicionamentos políticos, sociais e culturais também defendidos por um grupo ligado a partidos políticos de extrema-direita, além de movimentos ultraconservadores, na Croácia.
"Este grupo sistematicamente produziu e editou artigos contendo conteúdos não enciclopédicos e sem revisionismo histórico aberto [...] Parece que esse grupo consistia de amigos da vida real, simpatizantes ideológicos e aliados políticos", escreve a organização, em um relatório publico no começo deste mês.
Como exemplo citado no relatório, páginas bastante acessadas, como a sobre a Segunda Guerra Mundial, foram adulteradas, adicionando mentiras e fatos distorcidos, como que Hitler só atacou a Polônia depois que os poloneses cometeram genocídio contra os alemães e que os campos de concentração eram, na realidade, campos de trabalho.
Também foram responsáveis por artigos conspiratórios (supostas teorias comunistas), empurrar opiniões negativas sobre União Europeia e como ela coloca em risco a soberania da Croácia, além de que a União Europeia teria utilizado propaganda para induzir cidadãos croatas a votarem a favor da aliança política e econômica entre os países europeus e outros ideais.
Esses e muitos outros incidentes descritos no relatório vão contra a política de conteúdo do Wikipedia, principalmente por conta que a maioria dessas alterações foi feita com contas falsas, dificultando o trabalho da organização de rastrear quem foi o autor delas.
Fonte: The Record; Wikimedia.