Read, hack, repeat

Empresa quer criar um banco de imagens decente sobre cibersegurança

Ramon de Souza

Quem trabalha com conteúdo sobre segurança cibernética — em um jornal, blog ou quaisquer outros meios — certamente sabe o quão difícil é encontrar imagens de boa qualidade para ilustrar a temática. As fotografias disponíveis na internet reproduzem uma visão extremamente antiquada e imprecisa a respeito do assunto, retratando hackers como sujeitos encapuzados operando computadores com três telas em uma salinha escura.

Desconfortável com essa situação, a OpenIDEO — comunidade global de design thinking — resolveu organizar uma competição online para criar um banco de imagens apropriado, incentivando artistas visuais a “reimaginar uma linguagem visual mais convincente e relacionável para a cibersegurança”. Neste primeiro estágio do programa — batizado de Cybersecurity Visuals Challenge —, a instituição está recebendo propostas para abordagens visuais mais precisas sobre os riscos cibernéticos e vazamentos de dados.

“Frequentemente, os recursos visuais no âmbito de segurança cibernética refletem um nível de entendimento superficial e influenciado pela mídia sensacionalista. Vemos fotos de fechaduras, homens brancos com capuz ou planos de fundo verdes com zeros e uns que pouco fazem para transmitir a realidade desse assunto tão complicado e criticamente importante”, explica o site do projeto.

“Com este desafio, esperamos elevar as imagens que representam melhor o espaço da segurança cibernética de uma maneira acessível e atraente.”

As inscrições para o Cybersecurity Visuals Challenge vão até amanhã (16); em seguida, 25 finalistas serão escolhidos para receber um prêmio de US$ 500 e mentoria de designers experientes. Os vencedores serão anunciados no dia 24 de outubro, recebendo US$ 7 mil pelas contribuições. Todas as artes serão disponibilizadas na licença Creative Commons, podendo ser utilizadas gratuitamente, desde que atribuída a devida autoria.


Fonte: FastCompany, OpenIDEO

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.