Read, hack, repeat

Este smartphone possui um “quadro de força” para te dar controle sobre câmera, microfone e mais

Ramon de Souza 0 min

Você instala o app. O app pede permissão para usar sua câmera. Você não vê sentido nesse pedido e proíbe o uso de tal recurso. O app, malicioso, usa sua câmera mesmo assim e acaba registrando imagens sem o seu consentimento.

Infelizmente, esse é um cenário bastante comum no mercado de dispositivos móveis — por mais que seja importante atentar-se à correta configuração de privilégios dos softwares instalados em seu smartphone, é difícil (para um usuário padrão) saber se aquele programa está realmente respeitando as suas vontades e garantindo um nível mínimo de privacidade.

Não seria mais bacana caso você pudesse desligar manualmente, de forma física e a nível de hardware, os principais componentes do seu próprio celular? Pois é isso que sugere o PinePhone, smartphone open source desenvolvido pela Pine64. Ele possui uma série de alavancas em sua traseira que lhe permitem ativar e desativar o modem LTE, a conectividade WiFi e Bluetooth, o microfone, as câmeras e a entrada de fones de ouvido.

Importante ressaltar que esses switches atuam a nível de hardware, e não de software — ou seja, eles realmente cortam o fornecimento de energia elétrica do módulo e impedem qualquer comunicação com o restante do chip, impedindo que qualquer software faça uso desses recursos na surdina. O PinePhone foi anunciado no começo deste ano, mas só agora em agosto ele passou a ser vendido online por US$ 150 (cerca de R$ 824).

(Reprodução: Tux Phones)

Vale lembrar que o Librem 5, fabricado pela Purism, também possui um conceito similar, mas sua central de controle possui apenas três botões e a gama de módulos controláveis é bem menor: GPS, acelerômetro e sensores de proximidade e luminosidade (recursos que não são tão perigosos caso explorados maliciosamente).


Fonte: Pine64, AndroidPolice

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.