Read, hack, repeat

Este vidro especial impede invasões cibernéticas e espionagem corporativa

Ramon de Souza

Um invento relativamente antigo, mas que até então era tratado de forma discreta, está começando a ganhar popularidade no mercado internacional: placas de vidro capazes de bloquear sinais de radiofrequência. Estamos falando da CyberShield, uma solução desenvolvida pela Viracon, empresa sediada no estado de Minnesota (EUA). A tecnologia foi demonstrada pela primeira vez em 2012 e demorou 18 meses para ser elaborada.

Custando cerca de 15% mais caro do que um vidro laminado, o CyberShield possui uma camada especial capaz de bloquear quaisquer tipos de comunicação sem fio, incluindo sinais de WiFi, Bluetooth e outras tecnologias de proximidade. Aplicado em uma sala de reunião, por exemplo, o produto evita que agentes maliciosos possam invadir sistemas ou capturar dados em uma campanha de espionagem corporativa.

A invenção foi inicialmente disponibilizada com exclusividade para órgãos governamentais, sendo empregada pelo FBI para a construção de novos escritórios, pela Casa Branca e por instalações militares.

“Nós cada vez mais estamos ouvindo falar sobre vazamentos de dados. Quando um vazamento ocorre, a primeira coisa que as pessoas pensam é sobre firewall e proteção de WiFi”, afirma Eric Stein, pesquisador da Viracon. “A segunda coisa, porém, é o que fazer a seguir para manter o WiFi contido de forma que ele não transmita para além do escritório e para as pessoas que devem utilizá-lo”, explica.

A companhia afirma que firmas farmacêuticas, engenheiros químicos, órgãos governamentais e instituições financeiras representam a maior parte de sua clientela. Porém, as constantes preocupações com segurança cibernética estão aumentando a demanda pelo produto, que passa a ser utilizado por arquitetos na construção de novos empreendimentos a partir do zero.


Fonte: Viracon, Security Info Watch

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.