Eu sei o que você conversou no verão passado

GIF grande.gif
 

Damn, it happened again. De acordo com uma reportagem publicada pela BBC na última sexta-feira (2), hackers conseguiram roubar conversas do Facebook de pelo menos 81 mil usuários da rede social. Talvez a estatística esteja errada e o número real de vítimas seja 120 mil. De qualquer forma, sabe o que é pior? O fato de que os criminosos estão vendendo esses bate-papos na deep web por troco de bala: 10 centavos de dólar por conta.

O jornal encontrou evidências do comércio ilegal em setembro, ao detectar, em um fórum obscuro, um internauta identificado simplesmente como FBSaler oferecendo o material. Com a ajuda da Digital Shadows, companhia de segurança da informação, o veículo foi capaz de atestar a autenticidade de uma “amostra grátis” fornecida pelo hacker, chegando ao ponto de contatar umas das vítimas para comprovar que, de fato, aquela conversa roubada havia rolado de verdade.

A investigação da BBC apurou que a maioria dos perfis afetados são da Ucrânia e da Rússia, embora o Reino Unido, os EUA e o Brasil não tenham ficado de fora disso. O Facebook prontamente se defendeu e afirmou que a culpa não é dele; não há indícios de que seus sistemas tenham sido comprometidos. A teoria mais popular é a de que os dados tenham sido coletados por extensões maliciosas para navegadores.

Mesmo se isso for verdade, o escândalo é mais um golpe na barriga de Zuckerberg, que já está tendo com lidar com diversas polêmicas a respeito da segurança de sua rede social. “Nós já contatamos os desenvolvedores de navegadores para assegurar que nenhuma extensão maliciosa esteja disponível para download em suas lojas”, afirmou Guy Rosen, representante da empresa, à BBC. Vamos ver como a história se desenrola.


While you were sleeping...

  • O Windows Defender ganhou uma atualização e passou a ser o primeiro software de antivírus capaz de ser executado em um sandbox.

  • Finalmente alguém lançou um celular com uma tela realmente dobrável. Trata-se do FlexPai, e ele… É meio bizarro. Mas beleza.

  • Rolaram dois vazamentos de dados nesta semana: um da rede hoteleira Radisson e outro do festival de música Tomorrowland.

 
 
 

GOSTOU?

Se inscreva e receba nossa newsletter com mais conteúdos bacanas como este.

COMPARTILHa com a galera.