Read, hack, repeat

Facebook lança ferramenta para você desligar rastreio de sites e apps

Ramon de Souza

Tentando cumprir a sua promessa de dar mais atenção à privacidade de seus usuários, o Facebook acaba de lançar uma nova ferramenta para alguns mercados específicos — a Off-Facebook Activity, que lhe permite descobrir quais sites e apps estão rastreando a sua atividade na rede social para ofertar publicidade direcionada. O app também permite que o usuário desligue tal rastreio.

Vale aqui uma rápida recapitulação: desde que a empresa de Mark Zuckerberg lançou a plataforma Pixel, qualquer website ou aplicativo pode usar um código específico para identificar o perfil de seus usuários na rede social e coletar sua atividade por lá, colhendo seu perfil de consumo para aumentar a eficácia de eventuais campanhas publicitárias. Tal rastreio sempre foi alvo de duras críticas por ser um tanto invasivo e sorrateiro.

(Reprodução: HackRead)

Agora, com o Off-Facebook Activity, a ideia é que você possa descobrir quem está de olho nas suas atividades e desligar o compartilhamento de informações. Vale a pena observar, porém, que a ferramenta não apaga dados que o app ou site já tenha coletado; ela apenas impede que ele tenha acesso a novas estatísticas a respeito de seu perfil. Por enquanto, a novidade só está disponível na Irlanda, Coreia do Sul e Espanha.


Fonte: HackRead

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.