O general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), acaba de utilizar seu próprio perfil no Twitter para comemorar as boas novas: após ser diagnosticado com COVID-19 no dia 18 deste mês, o militar está oficialmente curado da doença causada pelo coronavírus SARS-CoV2. E a melhor forma que Heleno encontrou de divulgar a informação foi publicando uma foto do exame oficial que detecta a presença do vírus no corpo do paciente. Só tem um detalhe… Ele esqueceu de ocultar seus dados pessoais.
O teste, que de fato atesta resultado negativo para doença, exibe com limpidez o nome completo e números de RG e CPF do general. Tal situação desconfortável poderia ter sido muito bem evitada se o ministro usasse algum software para apagar ou desfigurar tais informações antes de compartilhar a foto. Aliás, vários jornais já noticiaram a cura de Heleno, mas também não se tocaram a respeito desse “pequeno” deslize. Até o momento, o tweet segue no ar.
A atitude do militar nos relembra das boas práticas de higiene cibernética: tome cuidado antes de postar quaisquer fotografias na internet. Aquela imagem que parece ser inofensiva pode revelar informações que você não gostaria de compartilhar e acabaram sendo retratadas sem querer.
Aliás, temos certo medo de que as redes sociais sejam inundadas por testes de coronavírus ao longo dos próximos dias e que outros internautas cometam o mesmo erro de Heleno. Os criminosos cibernéticos só terão o que comemorar.
- Leia mais notícias sobre Segurança.