Read, hack, repeat

Golpistas oferecem opções de investimento milagrosas em aplicativos de relacionamento

Guilherme Petry

Usuários de aplicativos de relacionamentos estão sujeitos a todos os tipos de golpe ou fraude, que vão desde golpes mais simples como fotos que não correspondem com a realidade, até crimes mais sérios, como sequestros e falsos investimentos financeiros.

Segundo um alerta da Interpol, publicado nesta terça-feira (19), os aplicativos de relacionamento estão carregados de usuários mal intencionados, aplicando golpes de falsos investimentos, que podem significar perdas financeiras consideráveis.

“A unidade de crimes financeiros da Interpol recebeu relatórios de todo o mundo sobre esses esquemas e está incentivando os usuários de aplicativos de namoro a ficarem vigilantes, céticos e seguros ao entrar em relacionamentos online”, diz a corporação da polícia internacional.

Como funciona

Os golpistas se passam por pessoas bonitas e interessadas em fazer amigos ou construir relacionamentos, mas logo mostram o seu lado estelionatário. “Um romance artificial é estabelecido em um aplicativo de namoro. Depois que a comunicação atinge um certo nível de confiança, os criminosos compartilham ‘dicas’ de investimento com suas vítimas e as incentivam a aderir a um esquema”.

Os criminosos podem que suas vítimas baixem aplicativos de falsas empresas de investimento, criem uma conta e comprem os serviços oferecidos. Tudo é orquestrado para que pareça legítimo. “São fornecidas capturas de tela, os nomes de domínio são assustadoramente semelhantes a sites reais e agentes de atendimento ao cliente fingem ajudar as vítimas a escolher os produtos certos”, informa a polícia internacional.

Mas depois de efetuar a “venda”, as vítimas são bloqueadas e os golpistas nunca mais vistos. “Eles [as vítimas] ficam confusos, magoados e preocupados com a possibilidade de nunca mais verem seu dinheiro [...] A ameaça envolve tirar proveito das vulnerabilidades das pessoas enquanto elas procuram potenciais correspondências [amorosas], mas as levam para um esquema de fraude sofisticado”, explica a Interpol.

Sem novidade

Golpes em aplicativos de relacionamento não são novidade. Os primeiros golpes vieram junto com o lançamento dos primeiros apps. De acordo com a Infosecurity Magazine, só no Reino Unido, houve um aumento de 26% em “golpes românticos” durante julho a agosto de 2020. Já segundo o FBI, em 2019, foram registrados quase 20 mil golpes em aplicativos de relacionamento.

O youtuber Laowhy86 (também conhecido como C-Milk), utilizou um dos mais populares aplicativos de relacionamento para identificar golpes e fraudes ao redor do mundo. De longe, o golpe que ele mais encontrou foi o golpe do aplicativo de investimento milagroso. Segundo ele, todas as informações dos golpistas são falsas: nomes, telefone, endereço...

Perfil falso criado para aplicar golpes em aplicativo de relacionamento chinês. Foto: Reprodução / Youtube Laowhy86.

O youtuber, que produz conteúdo sobre a China, conta que um golpe muito comum lá é aquele do encontro em um determinado estabelecimento e a vítima é seduzida a pagar um valor superfaturado pelo que consumiram, depois, o golpista divide o dinheiro com o estabelecimento e nunca mais entra em contato com a vítima.

Durante este vídeo, Laowhy86 se passa por um morador da Nova Zelandia e mostra alguns dos golpes, digamos, mais quentes. Mas não perde a oportunidade de dar uma “sacaneadinha” com os “sacaneadores”.


Fontes: Interpol; Infosecurity Magazine; Laowhy86.

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.