Read, hack, repeat

Grupo hacker revela projetos secretos da agência de inteligência da Rússia

Ramon de Souza

Um grupo hacker conhecido como 0v1ru$ invadiu os servidores da SyTech, fornecedora contratada pelo Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), revelando uma série de projetos secretos organizados pela agência de inteligência. A invasão teria ocorrido no dia 13 de julho, mas só foi revelada recentemente, com a divulgação de documentos por parte de outra equipe de hackers batizada de Digital Revolution. No total, cerca de 7,5 TB de documentos sigilosos teriam sido roubados.

Entre os projetos secretos divulgados, destacam-se o Nautilus e o Nautilus-S, focados em coletar dados de usuários de redes sociais e “desanonimizar” a rede Tor usando servidores maliciosos, respectivamente.

Temos ainda o projeto Reward (para penetrar redes P2P), Mentor (para monitorar serviços de email), Hope (para investir a conexão da internet russa com o resto do mundo) e Tax-3 (para criar uma intranet altamente segura para compartilhar informações nacionais sensíveis).

(Reprodução: ZDNet)

Ainda de acordo com a BBC, que recebeu e analisou os documentos, são citados outros projetos mais antigos e que “não foram para frente”, incluindo um plano para pesquisar o protocolo de segurança usado pela mensageiro Jabber.

A SyTech, que teve seu site desfigurado pelos invasores, retirou sua página oficial do ar e se recusou a comentar sobre o caso com a imprensa internacional. Até o momento em que esta reportagem foi escrita, o governo da Rússia também não havia se pronunciado a respeito do incidente.


Fonte: ZDNet

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.