Read, hack, repeat

Hoje é o Dia da Internet Segura: confira a programação

Guilherme Petry 0 min

Hoje, terça-feira, dia 9 de fevereiro, comemoramos o Dia da Internet Segura, uma iniciativa da SaferNet em busca de uma internet mais segura e acessível. A SaferNet é uma organização não governamental, que reúne professores, pesquisadores e cientistas para debater direitos humanos na internet. A ONG organiza eventos para discutir o tema desde 2004 (2009, no Brasil). Este ano, por conta do isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus, os eventos serão realizados 100% online.

Este é o 13° Dia da Internet Segura no Brasil e os debates já começaram com a mesa de abertura (boas vindas) apresentada pelo presidente da SaferNet no Brasil, Thiago Tavares, mas que também recebe Márcio Migon, coordenador do CGI.br; Demi Getschko, presidente do NIC.br; Priscila Schreiner, procuradora do Ministério Público de SP; Daniele Fontes, gerente de segurança do Facebook na América Latina; Natália Paiva, políticas públicas do Instagram na América Latina e Nathalia Watkins, do Tik Tok.

Vídeo da mesa de abertura da edição do ano passado.

Além da mesa de abertura, o evento conta com uma programação de debates e keynotes que vai até às 18h, confira a programação completa aqui! A SaferNet oferece o evento em português e inglês. Os interessados podem assistir às discussões pelo canal do NIC.br, no Youtube.

De acordo com a SaferNet, nesta 13° edição, serão divulgados os indicadores de segurança na internet do ano passado, coletados com base nas denúncias feitas aos sites “denuncie.org.br” e “canaldeajuda.org.br”, mantidos pela SaferNet.

O diretor do NIC.br, Demi Getschko, acredita que para vencer os desafios de uma internet mais segura, é necessário organizar ações individuais e coletivas, como a produção de materiais de conscientização, treinamentos, debates e discussões como o evento do Dia da Internet Segura.

Discussão do Dia da Internet Segura 2017. Foto SaferNet.
Discussão do Dia da Internet Segura 2017. Foto SaferNet.

Além da discussão de hoje, também serão oferecidos atividades sobre o tema no resto da semana. Na quarta-feira (10), a SaferNet vai mediar o Youth Summit, um evento de segurança e cidadania digital dedicado a jovens e adolescentes. Na quinta-feira (11), será realizado o evento do 15ª Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Por fim, na sexta-feira (12), é a vez da exibição da animação do Canal Futura, “Que Corpo é Esse?”, que aborda temas como saúde emocional, reputação digital, acessibilidade à internet e outros.


Feliz Dia da Internet Segura!


Fontes: SaferNet.

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.