A Honda, uma das maiores montadoras de automóveis do mundo, anunciou ter sido vítima de um ataque cibernético na tarde de ontem (8). Embora a companhia japonesa tenha preferido não dar muitos detalhes a respeito do incidente, a própria afirmou, em um comunicado oficial, que o incidente estaria afetando sua capacidade de “acessar seus servidores, usar seu serviço email e fazer uso de seus sistemas internos”, o que cria a teoria de que a marca tenha sido vítima de um ransomware.
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A gigante nipônica comentou ainda que o ataque iniciou depois que “um de seus servidores internos foi atacado remotamente” e que o malware teria se espalhado por sua rede local. “Estamos trabalhando ao máximo para minimizar os impactos e para restaurar a funcionalidade total das atividades de produção, vendas e desenvolvimento”, completa. Pelo Twitter, a Honda pediu desculpas pela indisponibilidade de sua central de atendimento ao cliente e de seus serviços financeiros (oferecidos em alguns países).
No momento em que esta reportagem foi escrita, a maioria das fábricas já estavam funcionando normalmente; porém, as plantas industriais localizadas no Brasil, na Turquia e em Ohio (nos EUA, uma das mais importantes para a empresa) ainda sofriam com os reflexos do ataque.