Read, hack, repeat

Inglaterra homenageia Alan Turing em nova nota de 50 libras

Ramon de Souza

O cientista e matemático britânico Alan Turing, constantemente referido como “pai da computação”, terá o seu rosto estampado na nova cédula de 50 libras da Inglaterra. O anúncio foi feito no último dia 15 pelo presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney; porém, o novo modelo deverá entrar em circulação somente no final de 2021, substituindo a atual arte que retrata os inventores Matthew Bolton e James Watt.

Alan Turing teve um papel crucial para o desenvolvimento da computação moderna. Ao longo da Segunda Guerra Mundial, ele desenvolveu uma máquina eletromecânica conhecida simplesmente como “máquina de Turing” e que era capaz de decifrar códigos criptografados usados pela frota naval da Alemanha nazista. Hoje em dia, a invenção é considerada como crucial para a vitória dos Aliados e resolução do conflito armado.

(Reprodução: New Statesman)

Por ser homossexual, Turing foi julgado em 1952 por “crimes de indecência”; naquela época, manter relacionamentos com pessoas do mesmo sexo era estritamente proibido. O matemático faleceu dois anos depois, no dia 8 de junho, vítima de envenenamento por cianeto. Alguns acreditam que ele tenha se suicidado; outros defendem que a ingestão do veneno foi acidental. Até hoje, não existe um consenso a respeito do assunto.

Alan Turing foi escolhido dentre uma lista de nada menos do que 227.299 indicados (incluindo nomes como Stephen Hawking e Margaret Thatcher) para estampar a nova nota. Aliás, a cédula possui até mesmo um easter egg: ela possui o número binário 1010111111110010110011000 estampado, que, em conversão para decimais, revela a data de nascimento do britânico (23061912 ou 23 de junho de 1912).


Fonte: The Next Web

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.