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JBS tem operações paralisadas após ataque cibernético

Guilherme Petry

A JBS, uma multinacional entre as maiores produtoras de carne do mundo, com sede em São Paulo (SP), responsável pelas marcas Swift, Seara, Friboi, entre muitas outras, teve que interromper suas atividades em várias unidades ao redor do mundo após ataque cibernético.

De acordo com o BleepingComputer, o ataque foi identificado no final de semana e atingiu unidades da empresa nos Estados Unidos, Austrália e Canadá. A informação foi confirmada pelo CEO da JBS na Austrália, Brent Eastwood, nesta segunda-feira (31) em entrevista à rádio local. Eastwood informou também que não há como confirmar quando voltam as operações das unidades afetadas.

Já segundo o ministro australiano da agricultura, David Littleproud, a empresa avisou as autoridades locais e está trabalhando junto com unidades de outros países para investigar o caso. "Como se trata de um ataque global, é importante não especular que é proveniente de algum lugar em particular", disse em entrevista à ABC Radio Brisbane.

Segundo o portal de notícias dedicado ao mercado de carnes, Beef Central, que entrou em contato com o departamento de tecnologia da JBS, não há como confirmar por quanto tempo a operação da JBS pode ficar paralisada.

A JBS EUA, que está investigando o caso, explica que o incidente foi identificado no domingo (30) e que "alguns servidores" da empresa nos EUA e Austrália foram comprometidos. Veja o depoimento na íntegra:

"No domingo, 30 de maio, a JBS USA determinou que era o alvo de um ataque organizado de segurança cibernética, afetando alguns dos servidores que suportam seus sistemas de TI norte-americanos e australianos.  

A empresa tomou medidas imediatas, suspendendo todos os sistemas afetados, notificando as autoridades e ativando a rede global da empresa de profissionais de TI e especialistas terceirizados para resolver a situação.  

Os servidores de backup da empresa não foram afetados e ela está trabalhando ativamente com uma empresa de Resposta a Incidentes para restaurar seus sistemas o mais rápido possível.

A empresa não tem conhecimento de nenhuma evidência neste momento de que dados de clientes, fornecedores ou funcionários tenham sido comprometidos ou utilizados indevidamente como resultado da situação. A resolução do incidente levará tempo, o que pode atrasar certas transações com clientes e fornecedores." disse um porta-voz da JBL EUA.

A JBS Austrália ainda não publicou um posicionamento oficial sobre o caso. A The Hack entrou em contato com a sede da JBS, no Brasil, que informou que está ciente do caso, mas que está apurando a situação.


Fontes: BleepingComputer; ABC Radio Brisbane; Beef Central.

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