O Ministério da Economia pediu a suspensão de mais um site falso, registrado no exterior, que está furtando dados de servidores públicos do Governo Federal. Essa é a segunda vez em que o órgão pede suspensão de um site falso com essas finalidades.
- Governo é o principal alvo de ataques cibernéticos no Brasil, revela pesquisa
- Funcionário do Ministério da Defesa do Reino Unido é preso acusado fabricar e fornecer pornografia infantil
- John McAfee: a lenda que viveu como queria e morreu como temia
O primeiro pedido foi feito no dia 23 de julho, referente ao domínio falso "sigacgestor.com" e o segundo, no dia 26 de julho, referente ao domínio "servidor.sougovbr.online", também falso.
De acordo com a Agência Brasil, ambos os sites denunciados coletam credenciais de acesso aos sistemas de gestão do funcionalismo público federal.
O primeiro site, denunciado no dia 23 de julho, pede que os usuários loguem com as credenciais do Sistema de Gestão de Acesso do Governo Federal (Sigac). Já o segundo, denunciado no dia 26 de julho, pede que os usuários loguem com as credenciais do SouGov.br.
O endereço correto dos sites é:
- Sigac: https://sso.gestaodeacesso.planejamento.gov.br
- SouGov.br: https://www.gov.br/servidor/pt-br/assuntos/sou-gov (Sim, o nome do serviço é SouGov.br mas o endereço SouGov.br não existe).
"Caso alguém tenha inserido os dados no site falso, o órgão pede a troca imediata da senha do Portal Gov.br e dos sistemas Sigac/Sigepe", orienta o Ministério da Economia.
Fontes: Agência Brasil; Agência Brasil.