Read, hack, repeat

Ministério da Economia revela infecção por ransomware não identificado

Guilherme Petry

O Ministério da Economia revelou que a rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional, órgão responsável pelas contas bancárias do Governo Federal, foi vítima de um ransomware ainda não identificado. O ataque foi identificado na sexta-feira (13) e o comunicado do ministério foi publicado no sábado (14).

"Foi identificado na noite de sexta-feira (13/08) um ataque de ransomware à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional [...] Avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionamentos à dívida pública", escreve um porta-voz do ministério.

O Ministério da Economia informou que já acionou as autoridades e a Polícia Federal e que já está investigando o caso. Embora tenha informado que o ataque não afetou os principais serviços do Tesouro Nacional, algumas páginas e links do site oficial do órgão não estão funcionando.

"Os afeitos da ação criminosa estão sendo avaliados, neste primeiro momento, pelos especialistas em segurança da Secretaria do Tesouro Nacional e da Secretaria de Governo Digital [...] As medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada", termina o comunicado.

Nota do Ministério da Economia sobre a infecção por ransomware identificada na sexta-feira (13). Grupo cibercriminoso responsável pelo ataque não foi identificado. Foto: The Hack.
Nota do Ministério da Economia sobre a infecção por ransomware identificada na sexta-feira (13). Grupo cibercriminoso responsável pelo ataque não foi identificado. Foto: The Hack.

Fonte: Ministério da Economia.

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.