Read, hack, repeat

Morre Fernando Corbató, inventor do sistema de login por senhas

Ramon de Souza

Faleceu, na última sexta-feira (12), aos 93 anos de idade, o cientista da computação Fernando Corbató. Também conhecido carinhosamente como Corby, o norte-americano é constantemente creditado como o inventor dos sistemas de login por senhas, tendo sido pioneiro no uso de “passwords” para separar espaços para múltiplos usuários em um só computador. O engenheiro faleceu em Newton, Massachusetts.

Ao longo de sua vida, Corbató fez várias colaborações notáveis para a evolução da informática pessoal. A principal delas foi o Compatible Time-Sharing System (CTSS), um dos primeiros sistemas operacionais de compartilhamento de tempo, cujo desenvolvimento foi sediado no Centro de Computação do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). Corby virou professor no MIT em 1965.

O CTSS foi revolucionário por permitir que várias pessoas utilizassem o mesmo computador para armazenar trabalhos pessoais em um espaço delimitado por uma senha. O projeto desse sistema de segurança rudimentar — e que serviu de ponto de partida para os conceitos modernos de autenticação que utilizamos nos dias atuais — lhe rendeu um prêmio Turing em 1990.


Fonte: The Next Web

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.