O robô humanoide da Tesla, no primeiro momento, pareceu um pouco exótico. Não tinha a superfície lisa de metal e fibra de carbono que indicava ter pelas imagens exibidas previamente. Depois, começou a se movimentar, subindo ao palco com aquele tradicional andar robotizado. Ah, é um robô, pensei. Até ver aquela criatura começar a dançar. Não se passava de uma mulher vestida de robô. Uma piada, que muita gente riu, mas só pra não ficar aquele clima chato.
- Polícia de Dallas perde 22 terabytes de dados após migração mal feita
- Windows 96 | Você pode usar (na web e de graça) o SO que a Microsoft nunca lançou
- YouTuber compra SSD de fornecedora de hospedagem francesa em site de usados
Embora o robô apresentado na quinta-feira (19), durante o Tesla AI Day, não seja real, seu grande idealizador, Elon Musk, garante que ainda vai ser. Bem real e interessante. Talvez no ano que vem. "Provavelmente teremos um protótipo no próximo ano que basicamente se parece com isso", disse Musk durante o evento.
Sem querer, ou talvez querendo, Musk reproduziu a história de um dos primeiros autômatos da história, conhecido como O Turco, uma máquina construída pelo inventor húngaro Wolfgang von Kempelen, em 1770, que aparentemente era provida de inteligência artificial e jogava partidas de xadrez com eficiência impecável, mas segundo o escritor (e grande pensador da robótica), Isaac Asimov, era controlada por um anão jogador de xadrez. E por sinal, um dos melhores, tendo ganhado de desafiadores de peso como Benjamin Franklin e Napoleão Bonaparte, jogando de dentro da máquina, sem a visão privilegiada de cima do tabuleiro.
Segundo Musk, o Tesla Bot, como foi anunciado, é amigável e será lançado com um conjunto de oito câmeras e sensores, equipados com uma tecnologia desenvolvida com base no próprio piloto automático da Tesla, além de uma infinidade de sensores e câmeras para alimentação de sua inteligência artificial interna.
O plano é que o robô de 1,72 metro de altura, cerca de 55 kg e uma tela com informações práticas onde normalmente é o rosto de um ser humano, cumpra tarefas humanas, consideradas repetitivas, chatas ou até perigosas. Embora tenha dado alguns exemplos, ainda não consigo visualizar esta criatura fazendo compras na padaria do lado de casa.
Além do Tesla Bot, os funcionários da Tesla também apresentaram tecnologias e projetos que a empresa vem trabalhando nos últimos meses, durante a apresentação de quase três horas, disponível na íntegra no YouTube, abaixo: