A desenvolvedora de soluções de segurança com foco no consumidor final, NortonLifeLock, antiga Symantec anunciou, na segunda-feira (10), a compra de uma de suas rivais no mercado de desenvolvimento de antivírus, a tcheca Avast, por mais de U$ 8 bilhões (R$ 41 bilhões).
- Número de malwares decai e ransomware atinge recorde, aponta pesquisa
- Exclusivo: 99% das empresas públicas acreditam que segurança oferecida por provedores de nuvem é suficiente
- FireEye é vendida por R$ 6 bilhões para grupo de investimento que controla McAfee
"Os acionistas da Avast terão direito a receber uma combinação de contraprestação em dinheiro e ações recém-emitidas da NortonLifeLock com opções de contraprestação alternativas disponíveis. Com base no preço de fechamento das ações da NortonLifLock de U$ 27,20 em 13 de julho de 2021. A fusão avalia o capital social total emitido e a ser emitido da Avast entre aproximadamente US $ 8,1 bilhões e US $ 8,6 bilhões", escreve a empresa em um comunicado à imprensa, publicado na segunda-feira (10).
O plano da NortonLifeLock é integrar a base de dados e tecnologias da Avast aos softwares que desenvolve. Membros do conselho de ambas as empresas acreditam que essa decisão representa uma grande oportunidade de desenvolvimento de "um novo líder no setor de segurança da informação com foco no consumidor final". Com a aquisição, a NortonLifeLock vai passar a atender mais de 500 milhões de clientes do mundo todo.
O CEO da NortonLifeLock, Vincent Pilette, explica que essa é uma aquisição muito importante para o setor. "[Ela] nos permitirá atingir nossa visão de proteger e capacitar as pessoas a viver suas vidas digitais com segurança. Com essa combinação, podemos fortalecer nossa plataforma de segurança cibernética e disponibilizá-la para mais de 500 milhões de usuários", diz.
Já o CEO da Avast, Ondřej Vlček, acredita que estando dentro da operação da NortonLifeLock, conseguirá acelerar a visão da empresa, de fornecer proteção cibernética holística para consumidores no mundo todo. "Nossas equipes talentosas terão melhores oportunidades para inovar e desenvolver soluções e serviços aprimorados, com recursos aprimorados de acesso a percepções de dados superiores".
A fusão promove Ondřej Vlček, atual CEO da Avast, para presidente do conselho administrativo; o cofundador da Avast, Pavel Baudiš, também passa a integrar o conselho de diretores; Vincente Pillete continua como CEO da NortonLifeLock e Natalie Derse, também continua em seu cargo atual, como diretora financeira.
Fonte: NortonLifeLock.