Read, hack, repeat

MTS21 | 'Para um profissional diferenciado, não bastam apenas hard skills, as soft skills são fundamentais'

Guilherme Petry

Soft skills é um termo em inglês, bastante querido por profissionais de recursos humanos e gestores, para definir as habilidades comportamentais de um profissional. Essas habilidades, normalmente, são difíceis de serem avaliadas com uma prova tradicional, com questões objetivas. Por isso, essa não é a forma mais justo de definir o nível de soft skills de um profissional.

Mas você sabe quais são as habilidades consideradas soft skills? E, porque são tão importantes e valorizadas por gestores e profissionais de RH? Durante a pré-abertura do Mind The Sec 2021, nesta segunda-feira (13), a engenheira de software do Itaú Unibanco, Karol Attekita, revelou os segredos e como utilizar as soft skills para se destacar da maioria no mercado de tecnologia e segurança da informação.

Karol Attekita é engenheira de software no Itaú Unibanco, com mais de 10 anos de experiência no mercado de tecnologia, desenvolvendo softwares, apps, games e até soluções corporativas. Boa parte desses anos de experiência, ela trabalhou como desenvolvedora freelancer, onde percebeu a necessidade das soft skills para o mercado de tecnologia. Além de desenvolvedora, também é produtora de conteúdo para o YouTube, pelo canal Attekita Dev, onde revela os bastidores do mercado de desenvolvimento de software, dá dicas para profissionais freelancers e claro, fala sobre soft skills para desenvolvedores.‌‌

Ela explica que desenvolveu suas soft skills enquanto trabalhava como desenvolvedora autônoma, no modelo freelancer, e que quando voltou ao mercado tradicional, como funcionária de uma empresa, percebeu que essas soft skills são diferenciais muito valorizados pelas empresas.

"O modelo de trabalho freelance é um pouquinho peculiar. Costumo dizer que o freela te torna muito disciplinado. Por ser autônomo, por ser 'o seu próprio chefe', por ter que se gerenciar, o freelancer é obrigado a desem solver algumas soft skills. Quando voltei ao mercado, deixando de ser totalmente freelancer, percebi que essas soft skills acabam sendo um diferencial muito grande na carreira", explica Attekita.

Soft skills são competências relacionadas a comunicação e relacionamento interpessoal. Ou seja, não basta um profissional ser especialista em determinada tecnologia, se, por exemplo, ele não souber se comunicar com simplicidade, clareza e eficiência. Ou pior que isso, não souber trabalhar em grupo. Afinal, o trabalho em equipe é o que resume o dia a dia de uma empresa. ‌‌

"São atributos individuais, mas que produzem uma grande diferença na comunicação com as demais pessoas de uma equipe e geram melhores resultados para as empresas. Se você não souber trabalhar em equipe, se você não sabe se comunicar, toda a sua competência em hard skills, serão perdidas, o que pode acabar sendo um problema muito grande na sua evolução profissional. Por isso, a importância das soft skills".

Palestrante faz parte do LeaderZone, uma seção de palestras e conteúdos com foco em desenvolvimento pessoal, profissional e liderança no mercado de trabalho. Foto: Karol Atekita via Mind The Sec 2021.
Palestrante faz parte do LeaderZone, uma seção de palestras e conteúdos com foco em desenvolvimento pessoal, profissional e liderança no mercado de trabalho. Foto: Karol Atekita via Mind The Sec 2021.

O berço das soft skills

A especialista explica que o termo soft skills é derivado da língua inglesa, mas a tradução literal, "habilidades leves", não é adequada, porque não é essa a sua definição. E, se você pensa que soft skills é um critério recente, saiba que o termo apareceu pela primeira vez ainda 1972, nos manuais de operação das forças armadas dos Estados Unidos e o objetivo principal era humanizar as relações entre os militares.

"Lá atrás [em 1972] eles identificaram que não basta ter o melhor pelotão do mundo, com as pessoas mais competentes, mas, se elas não sabem trabalhar em equipe, isso não vai garantir que vençam uma batalha. Desde então, este conceito vem sendo trabalhado pelo mercado até estar presente em todos os processos seletivos."

As habilidades comportamentais, ou as soft skills, são ainda mais valorizadas pelo mercado brasileiro, que segundo a especialista, está entre os países com empresas que mais buscam por essas habilidades em profissionais durante os processos seletivos.

"As empresas entendem que os profissionais que tem essas soft skills bem desenvolvidas, elas conseguem trabalhar melhor em equipe, ou seja, um melhor colaborador. Quem desenvolve essas habilidades, têm maiores possibilidades de pleitear novos cargos, bem como obter sucesso na atual função que ocupa. Pensando em um plano de carreira, essas soft skills também se tornam fundamentais".

As principais soft skills

A especialista explica que o aprendizado e o desenvolvimento de soft skills não segue uma estrutura linear como as hard skills seguem. É necessário entender quais são as soft skills necessárias, quais já estão estabelecidas e quais estão ainda devem ser trabalhadas, para então começar o desenvolvimento.

No entanto, há um grupo de seis soft skills primordiais, que as empresas esperam que seus candiados tenham durante os processos seletivos. São elas:

  • Comunicação;
  • Proatividade;
  • Resiliência;
  • Pensamento criativo;
  • Gestão do tempo;
  • Ética.

Comunicação

"Quando a gente fala de comunicação, não é apenas se comunicar (falar e ouvir), mas passar as informações sem ruídos. Passar a informação da forma certa é essencial. Por isso, a comunicação efetiva, quando você consegue e de fato, se comunicar e transmitir suas ideias é fundamental. Eu diria que uma das mais importantes dessa lista".

Proatividade

"Proatividade também é uma soft skill muito importante. Uma pessoa pró-ativa vai atrás do que ela tem que fazer, não fica esperando as coisas acontecerem, tem o poder da iniciativa e de buscar soluções. Ter um profissional que consegue se auto-gerir é muito interessante e valorizado pelas empresas".

Resiliência

"A resiliência é uma das habilidades mais difíceis, porque ela depende efetivamente da vivência. Ela acontece quando você passa por momento difíceis e você tem que resistir. Ou seja, você cria essa resiliência, essa capacidade de persistir e enfrentar essas adversidades. A melhor dica que posso dar para desenvolver resiliência é topar desafios, que vão garantir que você passe por situações desafiadoras que vão trabalhar essa resiliência".

Pensamento criativo

"Profissionais que conseguem enxergar caminhos diversos costumam se envolver menos em conflitos. As melhores soluções são aquelas que evitam conflitos e isso é muito valioso quando a gente pensa em trabalho em equipe [...] É muito interessante pensar que o profissional de tecnologia, seja programador, engenheiro, analista, são pessoas criativas. Afinal, a gente resolve problemas e para resolver problemas a gente tem que desenvolver esse pensamento criativo."

Gestão do tempo

"Profissionais que tem uma boa gestão de tempo entendem quanto tempo cada tarefa precisa. Então eles sabem quanto gerenciar o seu tempo e dificilmente vão faltar com o compromisso assumido. Quando você não tem a noção do seu fluxo de trabalho, ou seja, gerenciar o seu tempo, o impacto no trabalho de uma equipe pode ser muito grande. Por isso a gestão do tempo, a organização é muito importante. Ainda mais como freelancers."‌‌

Ética

"Uma das soft skills mais difíceis de serem trabalhadas é a ética, que é uma característica profissional que envolve o respeito a diversidade e o crescimento conjunto. Ter um pensamento ético, ser um profissional que se posiciona de uma forma ética é muito importante. Mesmo que tenham profissionais não éticos, é muito importante que a gente tenha esse posicionamento ético no mercado de trabalho. É uma soft skill que não é negociável para nenhuma empresa".‌


Ainda dá tempo de adquirir seu ingresso com desconto exclusivo da The Hack! Confira a programação completa do Mind The Sec 2021 e inscreva-se através deste link (usando nosso código ADTHDC-KSEYNQ você ganha 15% de desconto!) e continue acompanhando a The Hack para conferir a nossa cobertura completa do evento!

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.