Patch it right now

Capa The Hack.gif
 

Pesquisadores acabam de encontrar uma falha de implementação no protocolo Bluetooth que possibilita ataques man-in-the-middle… Desde que o atacante esteja dentro da área de alcance da tecnologia, o que costuma ser de 30 metros — sem obstáculos ou paredes.

Por mais que tal característica torne a falha difícil de ser explorada, ela não deixa de ser algo preocupante, especialmente se levarmos em conta a quantidade de dispositivos de IoT que utilizam tal método para trocar informações com um smartphone, por exemplo.

A vulnerabilidade foi encontrada em uma série de sistemas operacionais e em dispositivos produzidos por nomes de peso, incluindo Google, Apple e Intel. Ela afeta especificamente dois recursos do protocolo — Secure Simple Pairing e LE Secure Connections — e reside no fato de que as fabricantes podem optar por não tornar obrigatório a autenticação de chave pública para o uso de tais funcionalidades.

O único jeito de se proteger é esperar que um patch seja lançado para o seu dispositivo, e, até lá, apenas ativar o Bluetooth nos gadgets quando for realmente utilizá-lo, desabilitando a função logo em seguida.


While you’re sleeping...

  • Ao que tudo indica, o Twitch foi hackeado — um arquivo de texto pleno contendo as credenciais de alguns usuários apareceu na internet, mas até o momento não foi possível confirmar sua autenticidade;

  • Após muitas promessas, o Google Chrome finalmente passou a sinalizar sites sem o protocolo HTTPS como “Não seguros”;

  • O jornal The Daily Beast publicou uma reportagem exclusiva afirmando que a senadora estadunidense democrata Claire McCaskill foi vítima, em 2017, de um “elaborado” esquema de roubo de senhas, arquitetado por hackers russos;

  • Aliás, os hackers russos (sempre eles!) também foram acusados de tramar contra o sistema de gerenciamento de energia elétrica dos EUA, podendo causar apagões a qualquer momento;

  • No Brasil, o Ministério Público abriu uma investigação para apurar se o uso de reconhecimento facial pelo Facebook não é ilegal.

 
 
 

GOSTOU?

Se inscreva e receba nossa newsletter com mais conteúdos bacanas como este.

COMPARTILHa com a galera.