Read, hack, repeat

Pesquisadores encontram 11 novas vulnerabilidades na rede 5G

Ramon de Souza

Um dos pilares da rede 5G — junto com a agilidade — é justamente a suposta segurança dos dados trafegados através de tal tecnologia. Porém, pesquisadores da Universidade de Iowa e da Universidade Purdue (EUA) acabam de publicar um estudo que bota em xeque a confiabilidade do protocolo: eles encontraram nada menos do que 11 novas vulnerabilidades no padrão de telecomunicações.

Para alcançar tal feito, os especialistas utilizaram uma ferramenta desenvolvida especialmente para tal finalidade, batizada de 5GReasoner. Se exploradas, as brechas encontradas podem ser usadas para rastrear a localização de uma vítima em tempo real, transmitir falsos alertas de emergência e interromper a conexão 5G de um smartphone através de uma espécie de ataque DDoS.

Por motivos óbvios, o relatório não inclui um detalhamento técnico das falhas — porém, os responsáveis pelo estudo garantem que qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de redes móveis seria capaz de explorá-las, bastando construir uma estação-base maliciosa e um software específico para a tarefa.

A equipe alertou formalmente a GSM Association, que inclui os pesquisadores em seu “hall da fama” e prometeu trabalhar nas vulnerabilidades. Ao TechCrunch, Syed Rafiul Hussain, um dos autores do relatório, afirmou que algumas falhas podem ser consertadas rapidamente; porém, outras exigirão “uma mudança considerável no protocolo”. O estudo pode ser conferido na íntegra (em inglês) através deste link.


Fonte: MIT Technology Review, TechCrunch

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.