Read, hack, repeat

Privacidade: aprenda a usar a nova ferramenta Off-Facebook Activity

Ramon de Souza 0 min

Temos uma ótima notícia para os usuários do Facebook: a rede social finalmente disponibilizou a versão final da ferramenta Off-Facebook Activity, que foi revelada em 2018 e estava sendo testada com um número limitado de internautas. O recurso, projetado para dar maior controle aos utilizadores sobre seus próprios dados pessoais, permite que você descubra quais apps e sites de terceiros estão compartilhando suas atividades com o Facebook. Essas interações são utilizadas para fins publicitários.

Por exemplo: sabe quando você procura algum produto específico no Mercado Livre e passa a visualizar propagandas desse mesmo item na rede social? Isso acontece porque o marketplace rastreia a sua atividade (como histórico de mercadorias visualizadas ou favoritadas) e envia essas informações ao Facebook, que passa a direcionar publicidade específica para seu perfil. O mesmo pode ocorrer ao simplesmente visitar o site de uma imobiliária para conhecer um novo empreendimento e assim por diante.

É muito fácil utilizar o Off-Facebook Activity — primeiramente, clique aqui (ou visite a URL "www.facebook.com/off_facebook_activity") para acessar a ferramenta. A página principal inclui informações detalhadas sobre como funciona esse compartilhamento de dados entre a rede social e ambientes de terceiros. Perceba que existe um menu localizado no canto superior direito, e é nele que encontramos os principais recursos que utilizaremos.

Clicando em “Gerenciar sua atividade fora do Facebook”, você visualiza uma lista com todos os sites e apps que já compartilharam interações com a rede social. Caso queira desconectar uma empresa em específico, basta clicar nela e escolher a opção “Desativar atividade futura”.

Por outro lado, caso queira limpar completamente o seu perfil, basta clicar em “Desconectar histórico”. Com isso, o Facebook “esquecerá” o que você já fez em sites e apps de terceiros, parando de lhe incomodar com publicidade altamente direcionada. Perceba que tal recurso pode fazer com que você seja desconectado de serviços que utilizem a rede social como plataforma para fazer login.

Por fim, para evitar rastreios futuros, você pode clicar em “Gerenciar atividade futura” para impedir que a rede social receba interações de terceiros de forma definitiva. Porém, é importante ressaltar que isso impedirá que você entre em aplicativos e sites usando o login do Facebook.

Vale a pena lembrar que o Off-Facebook Activity também pode ser utilizado em dispositivos móveis (Android ou iOS). Certifique-se de que seu aplicativo esteja atualizado e procure a opção “Ver ou desconectar a sua atividade fora do Facebook”, que se encontra na seção “Suas informações do Facebook” na página “Atalhos de privacidade”.


Conteúdo oferecido por Eskive.

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.