O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) está estudando criar uma central de atendimento às vítimas que tiveram seus celulares furtados, para impedir que criminosos acesses aplicativos de bancos e furtem o dinheiro das vítimas.
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De acordo com Fernando Capez, diretor do Procon-SP, o órgão de devesa do consumidor de São Paulo se reuniu com representantes de bancos, operadoras de telecomunicações e com a Apple e o Google (desenvolvedoras dos sistemas operacionais móveis), na quarta-feira (24), para discutir o projeto.
Como explica Capez, os primeiros minutos do furto são criteriosos e o bloqueio do dispositivo deve ser feito urgentemente, já que criminosos conseguem acessar aplicativos de bancos e movimentar dinheiro em menos de cinco minutos.
"Nessa reunião, nós tratamos dos meios mais imediatos e eficientes para que a vítima do roubo ou furto do celular consiga cancelar a sua conta, cancelar o seu celular, bloquear a sua linha. As plataformas, as operadoras e os bancos se comprometeram a fornecer ainda hoje elementos que consigam dar ao consumidor informação para fazer esse bloqueio imediato", disse Capez.
Capez explica que as operadoras e os bancos já possuem centrais de atendimento para vítimas nesses casos, mas o Procon-SP quer centralizar esses canais e realizar o bloqueio completo, o mais rápido possível. O atendimento centralizado do Procon ainda não está disponível e não foi informado data para inauguração do canal.
"O Procon vai centralizar este caminho. A ideia é que o consumidor acesse um único número [canal] para fazer todos esses bloqueios. Isso está em andamento. Ainda não está disponível. O que o Procon já está fazendo é informar o consumidor o que ele deve fazer quando houver furto ou roubo do celular", disse o presidente do órgão, no vídeo abaixo.