Read, hack, repeat

Projeto preserva mais de 38 mil joguinhos em Flash antes da tecnologia morrer

Ramon de Souza 0 min

O Flash Player está com seus dias contados. Odiado por muitos e amado por tantos outros, o infame reprodutor de mídia — famoso por sempre ter sido uma “peneira” de tantas vulnerabilidades de segurança — será descontinuado pela Adobe no dia 31 de dezembro deste mesmo ano. A própria companhia passou os últimos meses trabalhando em parceria com gigantes da tecnologia para amenizar essa transição, incentivando o uso de padrões abertos mais modernos como o HTML5.

Porém, venhamos e convenhamos: qualquer pessoa que tenha mais de 20 anos se recorda dos tempos gloriosos do Flash Player com um sorriso no rosto. Embora tenha sido criada originalmente para animações, a tecnologia se popularizou graças aos joguinhos que podiam ser executados no navegador sem a necessidade de instalar qualquer coisa. E, em uma época em que as nossas conexões eram lentas demais para baixar um instalador que pesava 2 GB, sites como o Miniclip e o Click Jogos garantiam a alegria dos jovens.

E foi pensando nisso que a BlueMaxima criou o Flashpoint, um projeto colaborativo que está catalogando e preservando cópias offline de jogos e animações em Flash antes que o reprodutor dê seu último suspiro. No momento em que esta matéria foi escrita, a iniciativa já havia salvo nada menos do que 38 mil browser games e 2,4 mil animações em 13 plataformas diferentes. Tudo graças a uma extensa rede formada por aproximadamente 100 colaboradores ao redor do globo.

O Flashpoint está disponível em duas compilações distintas. A Ultimate, que pesa nada menos do que 288 GB, possui toda a biblioteca offline disponível de prontidão para você se divertir. Caso não tenha tanto espaço em disco, é possível baixar a edição Infinity, que pesa apenas 296 MB, possui um launcher próprio e faz download de cada título sob demanda (evitando assim o acúmulo de obras desnecessárias). Ambas as versões são gratuitas e incluem apenas produções cujos direitos autorais foram cedidas pelos desenvolvedores.

Os links para download encontram-se nesta página.


Fonte: BlueMaxima

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.