Seja muito bem-vindo, WPA3

gif puro.gif
 

Finalmente. A Wi-Fi Alliance lançou, na segunda-feira passada (26), o WPA3, novo protocolo de segurança para redes sem fio que chega ao mercado para substituir o inseguro WPA2, usado atualmente como padrão. Lembra do KRACK (não a substância ilícita, mas sim o conjunto de ataques), que permitiam a interceptação de redes públicas, roubo de informações sensíveis e injeção de códigos maliciosos? Pois é.


Anunciado em janeiro,o WPA3 adiciona criptografia até mesmo em redes públicas sem senha, aprimora o processo de handshake (quando o roteador e o dispositivo trocam as chaves criptográficas únicas) e facilita muito a conexão com aparelhos de Internet das Coisas, incluindo aqueles sem interface gráfica — alguém aí falou de smart speakers? Aliás, vale lembrar que a criptografia do WPA3 é de 192-bit, contra a 128-bit da WPA2.


Infelizmente, esse upgrade não é mágico: você será obrigado a comprar um novo roteador que seja equipado com tal protocolo (e que devem estar disponíveis no mercado já a partir dos próximos meses). Hey,mas vale a pena! E mesmo se você não pretende fazer a troca agora, pode ter certeza que o WPA3 vai tornar conexões públicas muito mais seguras em estabelecimentos comerciais, por exemplo.

 
 

GOSTOU?

Se inscreva e receba nossa newsletter com mais conteúdos bacanas como este.

COMPARTILHa com a galera.