Read, hack, repeat

Signal lança vídeo chamada em grupo e criptografada

Guilherme M. Petry 0 min

O aplicativo de mensagens criptografadas, Signal, agora oferece chamadas de vídeo em grupo e criptografadas. O anúncio foi feito no blog oficial da empresa, nesta segunda-feira (14). A atualização promete chamadas de vídeo em grupo completamente gratuitas, privadas e com criptografia de ponta a ponta.

“Estamos lançando chamadas em grupo no Signal com as versões mais recentes de nossos aplicativos. As chamadas em grupo são gratuitas, privadas e criptografadas de ponta a ponta — como tudo mais no Signal”, escreve Randall Sarafa, Chief Product Officer da Signal.

A atualização já está disponível nas lojas de aplicativos mobile, como também para os aplicativos para desktop Mac, Windows e Linux, no site da empresa. A partir desta nova atualização, os novos grupos criados já serão criados com a opção de vídeo chamada disponível. A atualização em grupos antigos é automática. No entanto, alguns grupos antigos podem demorar um pouco para mostrar essa opção.

“As chamadas em grupo são suportadas apenas no novo estilo de grupos de sinais. Você não verá o botão de chamada em seus grupos antigos. Seus grupos antigos começarão a ser atualizados automaticamente para novos grupos nas próximas semanas”, justifica o executivo.

Como funciona

Ao abrir um grupo no Signal, é possível ver um botão de vídeo chamada, na parte superior da tela. Quando um vídeo chamada for iniciada, os integrantes do grupo recebem uma notificação.

Botão para iniciar video chamada à esquerda do botão de mais opções.
Botão para iniciar video chamada à esquerda do botão de mais opções, em um grupo recém criado.

Os participantes são organizados em formato de grade. Mas é possível alterar o padrão de visualização: basta deslizar o dedo para cima, no meio da tela. Este segundo modo é atualizado automaticamente, focando em quem está falando e escondendo os outros que estão quietos.

Demonstração dos modos de visualização na video chamada. Foto: Signal.
Demonstração dos modos de visualização na video chamada. Foto: Signal.

“Chamadas de grupo de sinais são um dos muitos recursos que projetamos com grupos privados de sinais como base, usando nossa biblioteca RingRTC para lidar com a criptografia de quadros e a lógica em torno de configurar e ingressar em chamadas”, escreve Sarafa.

Neste primeiro momento, as chamadas de vídeo estão limitadas a 5 participantes. Mas a empresa informa que está trabalhando para permitir mais usuários simultaneamente. “Esperamos que as ligações em grupo sejam uma nova maneira útil de se conectar”, conclui.

Captura de tela de uma video chamada pelo app. Foto: Signal.
Captura de tela de uma video chamada pelo app. Foto: Signal.

Fonte: Signal.

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.