Read, hack, repeat

Viralizou: este é o pior (ou o melhor) scam que veremos em 2021

Ramon de Souza

Vamos encarar a verdade: criminosos cibernéticos são pessoas muito inteligentes. Eles empregam engenharia social e elaboram golpes complexos para enganar até mesmo o mais atento dos internautas, convencendo-as a adotar uma postura insegura, seja para baixar um arquivo infectado com malware ou para ceder alguma informação sensível. Mas, como em tudo no mundo, há exceções — e um indivíduo sem noção tentando aplicar um scam totalmente non-sense é uma delas. A fraude é tão tosca que viralizou no mundo todo.

Veja a imagem a seguir. Sim, o golpista (se é que ele merece sequer ser chamado assim em “respeito” aos outros criminosos da categoria) resolveu personificar ninguém menos do que o finado Michael Jackson e abordar pessoas aleatórias no Instagram pedindo dinheiro. Como se não bastasse o mote absurdo, a simplicidade e a sinceridade com a qual o meliante decidiu agir fez com que sua “campanha maliciosa” viralizasse rapidamente na web; ainda não sabemos se a tentativa de golpe era mesmo real ou apenas uma zoeira.

Sério, será que alguém caiu nisso? (Reprodução/Desconhecido)

“Hey, aqui é o Michael Jackson, estou conversando com você através de uma conta privada. Eu não estou morto de verdade, você poderia me pagar US$ 600 para que eu possa voltar aos Estados Unidos e fazer mais música?”, questiona o Rei do Pop, antes de soltar uma impagável risadinha “Hee Hee!”. Bom, vamos analisar os melhores pontos desse scam bizarro e comentar o que tivemos a chance de aprender:

  • Michael Jackson não morreu, mas também não envelheceu, a julgar pela foto usada em seu perfil;
  • Além de não ter morrido e consequentemente não ter sido enterrado no Forest Lawn Memorial Park (Califórnia), ele acabou vazando dos EUA por algum motivo;
  • Ele está realmente pobre;
  • A quantia de US$ 600 é o suficiente para gravar um álbum de sucesso.

O perfil em questão (@therealmichaeljackson1111 — muito convincente) já foi retirado do ar pela equipe de moderação do Instagram. Agora, o que nós da The Hack não conseguimos decidir ainda é se este deve ser considerado o pior ou o melhor (pelo fator cômico) scam de 2021. Mais impressionante ainda é cogitar a possibilidade de que alguém, de fato, tenha acreditado na “armadilha” e enviado dinheiro para o golpista amador.


Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.