Read, hack, repeat

Vulnerabilidades de execução de código remoto ainda afetam CS:GO

Guilherme Petry

Um grupo de pesquisadores de segurança conhecido como The Secret Club identificou vulnerabilidades críticas que permitem execução de código remoto (RCE) na tecnologia de desenvolvimento de games Source 3D, da Valve. A tecnologia Source 3D é o motor por trás dos jogos Counter-Strike, Half-Life, Garry's Mod, Team Fortress, Left 4 Dead e Portal.

Ao executar código remotamente, um cibercriminoso pode acessar e roubar informações confidenciais, como dados de desenvolvimento e até mesmo credenciais e informações bancárias de usuários (jogadores).

No Twitter, o grupo já publicou diversos conteúdos e vídeos demonstrando as vulnerabilidades, mas sem mostrar demais, já que, segundo eles, a Valve, embora tenha corrigido o problema em alguns jogos, continua sem atualizar o Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), um dos jogos mais populares da empresa.

De acordo com o BleepingComputer, que entrou em contato com um membro do grupo, mesmo depois de todo esse tempo, os pesquisadores não podem fazer relatórios detalhados das vulnerabilidades, pois elas ainda não foram corrigidas e alguns jogos ainda são afetados.

Diversos vídeos como este estão disponíveis no YouTube e no Twitter do grupo.

A primeira vulnerabilidade foi relatada por Florian, um dos membros do grupo, através do programa de bug bounty da HackerOne, em junho de 2019. A recompensa foi paga no final de 2020, mas o pesquisador ainda não foi informado do andamento das correções.

Em entrevista ao BleepingComputer, Florian revelou que a última notícia da Valve sobre caso foi dada no final de 2020, quando foi pago o valor combinado pela recompensa.

A Valve é uma das empresas cadastradas no programa de bug bounty da HackerOne que não permite que pesquisadores detalhem vulnerabilidades ainda não corrigidas, mesmo após um tempo de 90 a 180 dias. O BleepingComputer entrou em contato com a Valve, mas ainda não obteve resposta.


Fontes: BleppingComputer; The Secret Club.

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Your link has expired
Success! Check your email for magic link to sign-in.