Read, hack, repeat

WhatsApp lança recurso de pagamentos com exclusividade para o Brasil

Ramon de Souza 0 min

O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (15) a chegada do recurso de pagamentos dentro do aplicativo — o que mais impressiona é que, por enquanto, a funcionalidade é exclusiva para o público brasileiro, sem que haja previsão para que seja disponibilizada para o resto do mundo. A feature poderá ser utilizada tanto para transferências informais de valores entre pessoas físicas quanto para compra de produtos de pessoas jurídicas através do WhatsApp Business.

“Mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas movimentam a economia brasileira, e já é muito comum mandar um zap para essas empresas para tirar dúvidas sobre produtos e fazer pedidos. Com o recurso de pagamentos, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido sem sair do WhatsApp”, explica a companhia. “Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento.”

(Divulgação: WhatsApp)

O recurso funciona através do Facebook Pay e, para transferir valores, é necessário usar cartões de débito ou crédito das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelo Nubank, pelo Banco do Brasil ou pelo Sicredi — novos parceiros devem ser anunciados em breve. A opção “Pagamentos” estará disponível no mesmo botão de “Anexos” do mensageiro e será protegida por um PIN numérico de seis dígitos para evitar transações acidentais ou não-autorizadas.

A questão dos limites e taxas é outro ponto interessante: cada indivíduo poderá transferir até R$ 1 mil por transação e receber até 20 transações por dia ou R$ 5 mil por mês. Já pelo WhatsApp Business não existe limite de valores e tampouco de transações, mas há o pagamento de pequenas taxas processadas através de uma conta de comerciante da Cielo. O recurso de pagamentos do WhatsApp será disponibilizado gradualmente para os internautas brasileiros na forma de uma atualização para Android e iOS.


Fonte: WhatsApp

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.