Um teclado inteiro dedicado para mandar figurinhas, memes e emoticons no Discord? É isso mesmo! O Youtuber TaeKeyboards lançou um vídeo adaptando um teclado Drop X OLKB Preonic mecânico, que custa em média US$ 140, para que ao pressionar uma tecla, ele mande um meme no chat.
A obra final foi batizada de Discord Emoji Board V1 e foi desenvolvida pensando justamente para "spamar" figurinha nos servidores do serviço de voz sobre IP (VoIP), Discord, onde a cultura do emoticon “come solta”.
O autor se aproveitou do formato minimalista e ortholinear do Drop X OLKB Preonic para fazer uma adaptação legítima. O formato do terclado é um pouco diferente dos modelos tradicionais: ele é retangular, com 5 linhas com 12 teclas cada, todas as teclas preenchem um espaço que obedece a orientação das colunas verticalmente. Diferente de um teclado tradicional, onde as teclas estão organizadas com uma inclinação na diagonal, pensando na ergonomia ao digitar.
Os teclados ortholineares normalmente são teclados de uso industrial, para ferramentas específicas, onde normalmente não serão utilizados para digitar no computador. O próprio youtuber assume que não consegue digitar em teclados desse tipo. Mas o resultado final é definitivamente interessante, já que não está sendo usado para digitar.
O autor escolheu pintar o chassi de amarelo com alguns detalhes em cinza, já que que ele queria algo “bonito e brilhante”, justifica. Os switches escolhidos foram os da marca Dragonfruit, do tipo tátil, ou seja, daqueles que fazem “tec tec” e da pra sentir a molinha interna descer ao pressionar uma tecla, normalmente são bem barulhentos (próximo aos switch azul, muito comuns no mercado).
Ele também decidiu que cada tecla deveria ter estampado o meme que seria enviado ao pressionar a tecla, por isso, decidiu instalar teclas transparentes, mas com a imagem do meme impressa em cada uma delas.
Todo o processo é muito bonito de assistir e o resultado final é bem divertido. Confira todos os processos, desde o unboxing, passando pela preparação, montagem e uso do dispositivo finalizado no vídeo:
Fonte: TaeKeyboards.