Read, hack, repeat

Código-fonte do youtube-dl é removido do GitHub após notificação

Ramon de Souza 0 min

A semana começou mal para a comunidade open source, que tem muitos motivos para se revoltar nesta segunda-feira (26). O youtube-dl, famoso projeto que permitia o download de vídeos do YouTube e mais diversas plataformas similares através de linha de comandos, teve seu código-fonte retirado do GitHub após uma notificação judicial. A notificação tem como base a Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital (Digital Millennium Copyright Act ou DMCA) dos Estados Unidos.

O mais incrível é que o takedown não foi ordenado pelo YouTube em si; quem fez a requisição foi a Associação Americana da Indústria de Gravação (Recording Industry Association of America ou RIAA), que representa pelo menos 85% da indústria fonográfica dos EUA. Além do youtube-dl em si, a remoção afetou outros 17 projetos derivados que utilizavam sua biblioteca aberta de códigos.

“O objetivo claro deste código-fonte é contornar as medidas de proteção tecnológica usadas por serviços de streaming autorizados, como o YouTube, e reproduzir e distribuir vídeos musicais e gravações de som de propriedade de nossas empresas-membros sem autorização para tal uso”, afirma a notificação da RIAA, exemplificando ainda que samples do youtube-dl “sugere” sua utilização para baixar uma música do Justin Timberlake e uma canção da Taylor Swift.

Naturalmente, o incidente causou controvérsia. Para alguns, o youtube-dl é apenas uma ferramenta e, por si só, não viola direitos autorais — tal como sites como o The Pirate Bay são comumente descritos como apenas um serviço de indexação. O fato de que ambos possam ser usados para violar um conteúdo protegido pela DMCA não significa que, necessariamente, eles serão utilizados para tal finalidade.

Felizmente, para o usuário final, ainda é possível fazer o download dos últimos executáveis compilados no site oficial do projeto.


Fonte: GitHub

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.