Read, hack, repeat

Como configurar a exclusão automática de dados armazenados pela Google

Ramon de Souza

A Google finalmente começou a disponibilizar, na quarta-feira (26), um recurso que era muito aguardado pelos usuários: a exclusão automática de dados que a empresa colhe de você. Isso significa que, a partir de agora, é possível configurar sua conta para que ela exclua informações sensíveis — como o histórico de navegação na web ou sua localização geográfica — em um intervalo de tempo pré-determinado.

A novidade foi apresentada pela Gigante das Buscas no mês de maio, mas, até o momento, estava restrita como um teste para uma parcela minúscula de internautas. Agora, a companhia está liberando a funcionalidade aos poucos para todos os usuários, incluindo aqueles que estão no Brasil. A configuração é bem simples e pode ser efetuada tanto através de um desktop quanto por intermédio de um dispositivo móvel.

O primeiro passo é entrar no Minha Atividade, painel que centraliza várias opções de privacidade em sua conta Google. Basta acessar o endereço myactivity.google.com. Entrando nessa página, você encontrará um link que diz “Acessar sua Atividade na Web e de apps”. Clique nele.

Na página seguinte, identifique o botão “Selecionar para excluir automaticamente”, e, no pop-up que se abre, selecione por quanto tempo a Google pode guardar seus dados antes de apagá-los por conta própria. São três opções: “Manter até eu excluir manualmente”, “Guardar por 18 meses” e “Guardar por 3 meses”.

Infelizmente, ao menos por enquanto, a Google não permite selecionar um intervalo de tempo customizado — a companhia afirma que três meses é o mínimo necessário para oferecer a mínima experiência personalizada em alguns de seus produtos, como o Assistente. Ainda assim, o intervalo de tempo já é o suficiente para você aumentar seu grau de privacidade no mundo online.


Conteúdo oferecido por Krav Mabytes.

Share twitter/ facebook/ copy link
Please enter at least 3 characters 0 Results for your search

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.