Read, hack, repeat

Como proteger seu WhatsApp com Touch ID ou Face ID no iOS

Ramon de Souza

O WhatsApp é, sem dúvidas, um dos aplicativos mais “sensíveis” que você pode ter no seu celular. Obviamente, costumamos carregar alguns softwares críticos no smartphone (como o app oficial do seu banco), mas é indiscutível que o mensageiro mais famoso da internet pode armazenar conversas de cunho altamente íntimo. Não é à toa que muitas pessoas sentem frio na barriga só de pensar na possibilidade de algum curioso ler os seus chats.

Pois saiba que, caso você seja dono de um iPhone (5s ou mais recente) ou um iPad (Air, mini 3 ou mais recente), é possível adicionar uma camada adicional de segurança no aplicativo, fazendo com que ele só possa ser acessado com sua autenticação biométrica. Exatamente: por mais que muitos não saibam, o WhatsApp já é compatível tanto com o Touch ID (leitor de impressões digitais) quanto com o Face ID (reconhecimento facial).

Ativando tal funcionalidade, você pode ficar um pouco mais tranquilo quando alguém pedir para usar o seu celular: mesmo que o aparelho em si esteja desbloqueado, ele não conseguirá entrar no mensageiro, visto que será necessário realizar uma segunda autenticação para liberar o acesso.

Como ativar?

O procedimento é muito simples. Abra seu WhatsApp, toque no ícone “Ajustes” e entre na opção “Conta”. No próximo menu, selecione “Privacidade” e desça a tela até encontrar o campo “Bloqueio de Tela”. Aqui, será ofertada a possibilidade de bloquear o WhatsApp com o Touch ID ou com o Face ID — depende do modelo de seu dispositivo.

Perceba que, além de simplesmente ativar a opção, você consegue também definir um tempo de tolerância para que o app peça a autenticação. Optando por “Imediatamente”, o WhatsApp será bloqueado assim que você fechá-lo; já nas alternativas “Após 1 minuto”, “Após 15 minutos” e “Após 1 hora”, o mensageiro aguardará tal tempo até voltar a solicitar sua biometria.


Conteúdo oferecido por Krav Mabytes.

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.