Read, hack, repeat

Este app simpático quer ser seu assistente de privacidade online

Ramon de Souza

Por mais que todas as plataformas sociais já disponham de recursos nativos para que o usuário mantenha o mínimo de controle sobre suas informações, ainda são poucos os internautas que sabem configurá-las para resguardar a sua privacidade online. Pensando nisso, o empreendedor Pierre Valade (que costumava ser o CEO do Sunrise Calendar, antes do app ser vendido para a Microsoft e descontinuado) resolveu lançar o Jumbo, que promete agir como um “assistente pessoal” para proteger sua identidade na web.

Disponível exclusivamente para iOS, o aplicativo é gratuito e centraliza configurações de privacidade de — por enquanto — quatro serviços distintos: Twitter, Facebook, Google e Alexa. No caso das redes sociais, o Jumbo facilita a tarefa de limpar conteúdos antigos, como fotos e tweets, materiais que poderiam “ser utilizados contra você fora do contexto”. Já no que diz respeito aos buscadores, o software auxilia na exclusão de seus históricos de pesquisa, tanto para a Gigante de Mountain View quanto para a I.A. da Amazon.

Não satisfeito, o Jumbo ainda oferece um painel simplificado para alterar o nível de privacidade de seu perfil no Facebook. Basta optar por um dentre três níveis de proteção (Forte, Médio e Fraco) para que o serviço altere mais de 30 opções individuais diretamente na plataforma. Os desenvolvedores do app prometem que, em breve, ele também ganhará recursos para o Instagram e para o Tinder; ainda não há previsão para que ele seja portado para o sistema Android.

(Divulgação: Jumbo)

É importante ressaltar que o Jumbo promete jamais colocar as mãos nos dados sensíveis de seus usuários — o aplicativo é executado apenas localmente no próprio aparelho e não depende de servidores para processar informações. Porém, ainda é um mistério qual é o modelo de negócios do serviço, já que ele é totalmente gratuito e não apresenta sequer publicidade em sua interface. De qualquer forma, vale a pena dar uma conferida.


Fonte: Jumbo

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.