Ufa, até que enfim! Sabe, é bem difícil guardar um segredo — e nós tivemos que passar por esse sufoco várias vezes durante os últimos meses. Fizemos alguns teasers em nossas redes sociais e até demos um spoiler para alguns leitores sortudos que receberam nosso kit de aniversário. Finalmente, neste dia 17 de junho de 2019, nós podemos revelar para vocês o novo portal de conteúdo da The Hack!
Antes de qualquer outra coisa, vale a pena aqui uma rápida recapitulação (vai ser rápida mesmo, I promise). A The Hack surgiu em abril de 2018 como a primeira newsletter brasileira especializada em cultura hacker e segurança da informação. Tocada por um grupo de pessoas apaixonadas pelo mercado de infosec, o objetivo desse novo veículo de mídia era simples: manter o público bem-informado sobre tudo o que acontece de mais importante nesse segmento.
O formato de newsletter foi escolhido por ser um canal que não sofre com os inconsistentes algoritmos das redes sociais. Não importa se o Facebook acha que você merece ler a The Hack ou não: ela sempre estará lá na sua caixa de email, bem cedinho, toda segunda e quinta-feira. Esse approach de “resumão” também foi muito bem-recebido pelos nossos leitores — quem não tem tempo para ler notícias diariamente sabe que pode contar com uma única edição da The Hack para descobrir o que tá rolando no Brasil e no mundo.
No fim das contas, o projeto foi um sucesso. Hoje, a The Hack se orgulha por ter 25 mil assinantes, por ter presença física nacional (participando como parceira de eventos ao redor de todo o Brasil) e por conversar com um público diversificado, formado por estudantes, analistas, executivos de gerência (C-Level) e entusiastas de tecnologia que simplesmente querem aprender a proteger sua vida online.
Porém...
Não demorou muito para percebermos que queríamos algo mais. Por melhor que fosse o approach de resumão, nós — e vários de nossos leitores — queriam consumir mais conteúdo com a cara da The Hack. Notícias urgentes postadas em tempo real, tutoriais, reportagens aprofundadas cuja leitura se tornaria muito cansativa em um simples email…
Pois é. A The Hack precisava de um site. Ou melhor, um portal que publicasse conteúdo em todos os formatos de consumo que for possível, sempre com a qualidade e com a linguagem icônica que todos já conhecem pela newsletter.
E aqui estamos nós!
Após meses de muito esforço, chegamos ao produto final que foi apresentado na última sexta-feira (14) durante o The Hack Talks, primeiro de uma série de eventos que pretendemos organizar para promover debates presenciais sobre temas relevantes no segmento de segurança da informação. Nessa edição de estreia, conversamos com Felipe Sabino Costa e David Andrade, dois especialistas em segurança de industrial control systems (sistemas de controle industrial). Após o painel, parceiros, imprensa e um grupo de leitores convidados tiveram a oportunidade de conhecer este novo portal em primeira mão.
E então, o que temos para destacar? Primeiramente, a agilidade e a responsividade. O novo site da The Hack fica lindo em desktops e em notebooks, e ainda melhor em dispositivos móveis. Sua interface se adapta a qualquer tamanho de tela (sim, até mesmo naqueles com display de 4 polegadas).
Além disso, por não contarem com elementos em excesso ou qualquer tipo de publicidade programática (também odiamos banners!), as páginas carregam com uma agilidade impressionante. O widget de pesquisa (ali no canto superior direito, ó) exibe resultados em tempo real. Como se não bastasse, estamos integrados ao projeto AMP, que otimiza sites para que eles sejam carregados de forma quase instantânea a partir dos resultados do Google.
A identidade visual é outro ponto chave — tentamos combinar o tradicional minimalismo da The Hack com elementos da estética retrowave para criar um visual bem elegante. O site foi projetado usando o conceito de dark mode (tema escuro), sob as orientações da escola de material design da Google. O plano de fundo em cinza-escuro, em contraste com uma fonte mais clara, otimiza o conforto da leitura, evita a fadiga ocular e pode inclusive reduzir o consumo energético em dispositivos com tela OLED.
Por outro lado, apostamos em detalhes coloridos. Em alusão às barras de cores SMPTE usadas para calibragem de televisores (um elemento comum na estética retrowave), alguns pormenores como divisores, links e tags mudam de cor de notícia para notícia.
Além disso, repare no fato de que a maioria das imagens, em geral, apresentam uma proporção vertical, e não horizontal, sendo posicionadas de forma harmoniosa com a tipografia. Tudo para manter a atenção no conteúdo, sem distrações.
O que iremos publicar?
Tudo. Mas somente o que importa.
Ok, vamos explicar melhor. A The Hack sempre se destacou por sua excelente curadoria de conteúdo. Nossa equipe tem a habilidade de escolher histórias que realmente importam e que causam algum impacto na vida dos nossos leitores — e, é claro, sempre tentamos transmiti-las de uma forma despojada sem deixar o profissionalismo de lado. Essa identidade editorial será mantida no portal. A diferença é que, agora, você tem um lugar para acompanhar esses conteúdos de forma diária.
Notícias urgentes? #temos. Reportagens investigativas e aprofundadas? #temos. Tutoriais de como proteger suas informações nesse mundo caótico? #temos. E prepare-se para acompanhar uma infinidade de tópicos: malwares, vazamentos, softwares, hardwares, política, legislação, cultura, arte, robótica, blockchain, empreendedorismo…
Tudo isso pela ótica hacker e com foco em inovações que realmente fazem a diferença nas nossas vidas. Nenhuma cobertura comercial sobre aquele novo smartphone que te faz café. Esse sempre foi o compromisso da The Hack — e continuará sendo.
Uma nova era
Esse é o apenas o começo. Em breve a The Hack vai se expandir para novos canais de comunicação — incluindo conteúdos em vídeo e os tão aguardados podcasts!
Além disso, caso você seja assinante da newsletter (e se não for, tá atrasado!), também deve ter percebido que ela sofreu uma leve reformulação em seu design, ganhando fontes novas e mais detalhes coloridos, combinando com a identidade visual deste portal. Sua leitura ficou muito mais confortável e agradável, especialmente em dispositivos móveis.
Como sempre, estamos mais do que abertos a receber feedbacks de nossos leitores. Entre em contato conosco por email, nos cite no Twitter, nos marque em postagens do Instagram, siga nossa página no Facebook… Enfim. Contamos com vocês nessa nova era que começa agora para a The Hack.
Read, hack and repeat!