A Caixa Econômica Federal (CEF) lançou, na manhã de ontem (7), o aplicativo CAIXA | Auxilio Emergencial, feito para ajudar a população a receber o benefício emergencial que ficou popularmente conhecido como “corona voucher”. Como já era esperado, porém, os criminosos cibernéticos não perderam tempo e já encheram a Google Play Store — marketplace oficial do sistema operacional Android — com aplicativos falsos que prometem oferecer informações a respeito de tal auxílio financeiro governamental.
A imagem reproduzida abaixo (retirada do Twitter) mostra a grande quantidade de apps falsos que estavam disponíveis na loja horas após o lançamento do programa original. São softwares batizados como “Auxílio Emergencial”, “Bolsa Auxílio Família”, “Auxílio Emergencial 2020”, “App do Beneficiário” e assim por diante. Porém, basta prestar atenção para ver que tais apps foram publicados por desenvolvedores totalmente aleatórios, como “Aplicativo Público”, “Vision” e “Família Dev”.
A Google Play Store infelizmente é famosa por não ter um processo de análise muito rígido, o que facilita muito a ação de golpistas que desejam publicar apps maliciosos na loja. Além disso, visto que o aplicativo oficial está sofrendo com instabilidades devido ao grande número de cidadãos se cadastrando no programa, os estelionatários se aproveitam para incentivar os internautas mais desatentos a instalar tais softwares maliciosos.
A The Hack não testou tais apps “clones”, mas é bem provável que sua missão primária seja coletar dados sensíveis dos beneficiários. Lembre-se: o aplicativo oficial é o CAIXA | Auxílio Emergencial, publicado pela Caixa Econômica Federal, e que pode ser baixado através deste link.
- Leia mais notícias sobre Golpes.