Read, hack, repeat

É o fim do ransomware GandCrab

Ramon de Souza

O ransomware — tipo de vírus que sequestra a máquina da vítima e solicita um resgate para liberar seus arquivos — virou uma febre no submundo do crime cibernético. Um dos scripts mais utilizados pelos meliantes é o GandCrab: comercializado em fóruns obscuros até pouco tempo atrás, o malware surgiu pela primeira vez em janeiro de 2018 e infectou pelo menos 1,5 milhão de computadores, até ser descontinuado pelos seus próprios criadores (que decidiram “se aposentar” após lucrar US$ 2 bilhões com o software).

De qualquer forma, a partir de agora, quem for vítima de tal praga digital pode se livrar facilmente dela usando uma nova ferramenta de decriptação gratuita disponibilizada pela BitDefender. Como parte do projeto “No More Ransom” (que conta com o apoio de agências internacionais como o FBI e a Europol), a empresa romena projetou um programa capaz de eliminar o GandCrab em todas as suas versões — incluindo as edições mais antigas até a atualização 5.2, a última liberada pelos seus fundadores.

“A operação do GandCrab foi prolífica o bastante para garantir lucro suficiente para permitir que seus criadores se aposentassem. O desligamento será acompanhado da exclusão de todas as chaves, deixando as vítimas impossibilitadas de recuperarem seus arquivos mesmo se elas pagarem o resgate”, destacou a BitDefender. De acordo com a companhia, sua colaboração com as agências anteriormente citadas já desbloqueou 30 mil computadores e evitou o pagamento de US$ 50 milhões em resgate.

Você pode baixar o GandCrab Decryption Tool através deste link.


Fonte: BitDefender, The Hacker News

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.