Read, hack, repeat

Embraer sofre ataque cibercriminoso e desliga servidores por precaução

Guilherme Petry 0 min

A Embraer, fabricante nacional de aeronaves, anunciou na segunda-feira (30) que sofreu um ataque cibercriminoso que atingiu sistemas de tecnologia da empresa e consequentemente teve seus dados roubados.

Em um comunicado direcionado aos acionistas da empresa, a Embraer informa que o ataque foi identificado na quarta-feira, 25 de novembro e “indisponibilizou o acesso a apenas um único ambiente de arquivos da companhia”. Não foram revelados mais detalhes sobre o caso e o suposto ataque no comunicado.

De acordo com Antonio Garcia, vice-presidente de relações com os investidores, alguns sistemas foram “isolados” por precaução e as investigações por parte da Embraer já começaram.

“A companhia iniciou os procedimentos de investigação e resposta ao evento, bem como procedeu proativamente ao isolamento de alguns de seus sistemas para proteção do ambiente, acarretando impacto temporário em algumas operações”, explica Garcia, que assina o comunicado.

Comunicado sobre ataque cibercriminoso da Embraer 30/11/2020.
Embraer fabrica aeronaves comerciais, executivas, agrícolas, militares além de fornecer peças e manutenção. Comunicado não foi publicado no site da empresa.

Possível ransomware

Embora a Embraer não tenha divulgado detalhes do ataque (além de que dados foram roubados e sistemas interrompidos), o jornal carioca, O Globo, informa que apurou o caso e se trata de uma infecção por ransomware.

Segundo o jornal, fontes anônimas ligadas à empresa disseram que a Embraer precisou desativar “boa parte dos seus servidores”, além de que parte do backup também teria sido comprometido.

Também disseram que existe um pedido de resgate pelos dados “que deve ser pago com criptomoedas”, uma das principais características de ataques de ransomware. Além disso, o ataque também teria interrompido o acesso de todos os funcionários que estão trabalhando de casa, em regime home office.


Fontes: Embraer; O Globo.

Compartilhar twitter/ facebook/ Copiar link
Você se inscreveu com sucesso no The Hack
Bem vindo de Volta!
Massa! Você se registrou com sucesso.
Sucess! Sua conta está completamente ativada.