O Facebook, empresa responsável pela rede social de mesmo nome, Instagram, WhatsApp e outros, continua lutando para que seus usuários aceitem vender seus dados em troca de anúncios personalizados e gratuidade da plataforma.
- ProtonVPN acusa Apple de bloquear atualização, justamente quando Myanmar mais precisa de segurança e privacidade
- Sete rastreadores foram encontrados no app de gestão de senhas LastPass
- Conversas do Clubhouse foram vazadas em reprodutor do app para outras plataformas
Usuários de iPhone que atualizaram seus dispositivos para o iOS 14.5, lançado nesta terça-feira (04/05), estão recebendo mensagens pedindo que aceitem a política de dados do Facebook, por três motivos principais:
- Anúncios otimizados, direcionados e com base no comportamento do usuário (mesmo fora do Facebook);
- Ajuda em manter as redes sociais gratuitas, já que o Facebook precisa desses dados para conseguir cobrar mais de seus anunciantes;
- Ajuda em manter negócios que dependem de anúncios em redes sociais que continuem operando.
"Esta versão do iOS exige que solicitemos permissão para rastrear alguns dados deste dispositivo para melhorar seus anúncios [...] Usamos informações sobre sua atividade recebida de outros aplicativos e sites para: mostrar anúncios mais personalizados; ajudar a manter o Facebook gratuito e dar suporte a negócios que dependem de anúncios para alcançar seus clientes", diz a mensagem enviada aos usuários.
Facebook pode passar a cobrar?
O segundo "motivo" dado pelo para justificar porque usuários devem vender seus dados ao Facebook (ajudar o Facebook a se manter gratuito) gerou preocupação entre pesquisadores, internautas e usuários da rede social.
De acordo com o portal iMore, este tópico é uma ameaça aos usuários, dizendo que o Facebook pode passar a cobrar de seus usuários caso não aceitem a política de dados da empresa. No entanto, embora a empresa utilize a gratuidade da ferramenta como justificativa para que seus usuários vendam seus dados, uma possível cobrança do Facebook não foi mencionada pela empresa.
Luta antiga
A mensagem de como são utilizados dados dos usuários do Facebook/Instagram não foi adicionada por interesse do próprio Facebook. Essa mensagem é uma exigência da Apple com o novo iOS 14.5, onde todos os aplicativos devem pedir autorização explícita para coletar dados do dispositivo de seus usuários.
O Facebook, no entanto, não está nada satisfeito com a decisão da Apple, anunciada durante o WWDC 2020, em junho de 2020. Em outubro de 2020, quando foi lançado o iOS 14 (com configurações de privacidade mais rígidas), Mark Zuckerberg fundador e CEO do Facebook, comprou anúncios em jornais de grande circulação nos Estados Unidos, com mensagens atacando a Apple e suas atualizações de privacidade no iPhone.
No final de fevereiro deste ano, o Facebook lançou uma campanha para estimular que seus usuários aceitem vender seus dados para continuar utilizando a plataforma de forma gratuita, com anúncios personalizados e estimulando que "grandes ideias merecem ser vistas". Veja o vídeo:
Fontes: Facebook; Apple; The Verge; The New York Times; iMore.