O Facebook, empresa responsável pela rede social de mesmo nome, Instagram, WhatsApp e outros, continua lutando para que seus usuários aceitem vender seus dados em troca de anúncios personalizados e gratuidade da plataforma.
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Usuários de iPhone que atualizaram seus dispositivos para o iOS 14.5, lançado nesta terça-feira (04/05), estão recebendo mensagens pedindo que aceitem a política de dados do Facebook, por três motivos principais:
- Anúncios otimizados, direcionados e com base no comportamento do usuário (mesmo fora do Facebook);
- Ajuda em manter as redes sociais gratuitas, já que o Facebook precisa desses dados para conseguir cobrar mais de seus anunciantes;
- Ajuda em manter negócios que dependem de anúncios em redes sociais que continuem operando.
![Mensagem enviada aos usuários de iPhone que atualizaram seus dispositivos para o iOS 14.5. Foto: Facebook.](https://thehack.com.br/content/images/2021/05/image-6.png)
"Esta versão do iOS exige que solicitemos permissão para rastrear alguns dados deste dispositivo para melhorar seus anúncios [...] Usamos informações sobre sua atividade recebida de outros aplicativos e sites para: mostrar anúncios mais personalizados; ajudar a manter o Facebook gratuito e dar suporte a negócios que dependem de anúncios para alcançar seus clientes", diz a mensagem enviada aos usuários.
Facebook pode passar a cobrar?
O segundo "motivo" dado pelo para justificar porque usuários devem vender seus dados ao Facebook (ajudar o Facebook a se manter gratuito) gerou preocupação entre pesquisadores, internautas e usuários da rede social.
De acordo com o portal iMore, este tópico é uma ameaça aos usuários, dizendo que o Facebook pode passar a cobrar de seus usuários caso não aceitem a política de dados da empresa. No entanto, embora a empresa utilize a gratuidade da ferramenta como justificativa para que seus usuários vendam seus dados, uma possível cobrança do Facebook não foi mencionada pela empresa.
Luta antiga
A mensagem de como são utilizados dados dos usuários do Facebook/Instagram não foi adicionada por interesse do próprio Facebook. Essa mensagem é uma exigência da Apple com o novo iOS 14.5, onde todos os aplicativos devem pedir autorização explícita para coletar dados do dispositivo de seus usuários.
O Facebook, no entanto, não está nada satisfeito com a decisão da Apple, anunciada durante o WWDC 2020, em junho de 2020. Em outubro de 2020, quando foi lançado o iOS 14 (com configurações de privacidade mais rígidas), Mark Zuckerberg fundador e CEO do Facebook, comprou anúncios em jornais de grande circulação nos Estados Unidos, com mensagens atacando a Apple e suas atualizações de privacidade no iPhone.
![Anúncio do Facebook, de página inteira, veiculado no The New York Times, com uma mensagem contra as medidas de privacidade anunciadas pela Apple. Foto: The New York Times.](https://thehack.com.br/content/images/2021/05/image-5.png)
No final de fevereiro deste ano, o Facebook lançou uma campanha para estimular que seus usuários aceitem vender seus dados para continuar utilizando a plataforma de forma gratuita, com anúncios personalizados e estimulando que "grandes ideias merecem ser vistas". Veja o vídeo:
Fontes: Facebook; Apple; The Verge; The New York Times; iMore.