O fim da linguagem Flash da Adobe, anunciado em 2017 e concluído em dezembro do ano passado, causou caos e interrompeu o sistema ferroviário da cidade de Dalian, no norte da China, por mais de 20h. Segundo o Apple Daily, os trens da cidade ficaram indisponíveis na terça-feira (12), depois que o software programado em Flash parou de funcionar.
- Brave quer aposentar HTTP e criar uma web descentralizada com protocolo IPFS
- Imprensa francesa quer que o Google pague para exibir suas notícias em apps agregadores
- Golpistas oferecem opções de investimento milagrosas em aplicativos de relacionamento
Funcionários da China Railway Shenyang utilizam um software desenvolvido em Flash para a gestão das operações ferroviárias, com o fim do suporte a tecnologia, os funcionários não conseguiram visualizar o planejamento do dia, o que causou confusão e impediu que a empresa operasse.
Depois de quase 24h de colapso, o sistema ferroviário voltou a funcionar na quarta-feira (13), com uma solução inusitada. O problema foi resolvido com uma versão antiga e não oficial, que não possui o código auto-desativável, presente na versão mais recente do Flash, informa o Apple Daily.
“O sistema de trens da ferrovia de Dalian ficou indisponível às 8h do dia 12 [...] Como resultado, o diagrama de operação do trem não pode ser visualizado [...] Quase todos os computadores de transporte e produção apresentam a mesma falha [...] A unidade contatou o bureau ferroviário e após obter informações na Internet, confirmou que a causa foi a desativação do Flash”, escreve a empresa em uma publicação de rede social (que foi removida), em chinês (traduzido com o tradutor do Google).
“Às 10 horas daquela noite, a 3ª reunião da unidade decidiu que a versão 'fantasma' do Flash (ou seja, pirateada) deve ser instalada hoje à noite; à 1 da manhã do dia 13, a instalação pirateada da unidade foi concluída, e a versão fantasma foi restaurada. Está funcionando. A falha foi resolvida às 4h30 da manhã e demorou mais de 20 horas antes e depois do incidente.”, concluiu a postagem.