Um funcionário da provedora de serviços financeiros American Express — famosa por seus cartões de crédito — teria acessado informações pessoais de clientes no intuito de cometer fraudes, revelou a própria companhia em um comunicado enviado aos seus consumidores. No email, a empresa comenta que o colaborador teria espionado nomes completos, endereços, números de IDs, datas de nascimento e números de cartões de crédito.
Embora a American Express não tenha revelado quantas pessoas foram afetadas, a marca garante que o insider malicioso já foi desligado e está sendo investigado criminalmente pelas autoridades. “Estamos monitorando atentamente a sua conta do American Express Card em relação a fraudes e, caso algo ocorra, você não será responsabilizado por cobranças fraudulentas”, explica.
Além disso, a organização está oferecendo gratuitamente dois anos de Experian Identity Works, seu serviço de monitoramento que auxilia os usuários a identificar eventuais abusos de suas informações pessoais, protegendo o cidadão contra outras fraudes que não envolvam o cartão de crédito em si. O comunicado oficial da marca pode ser lido na íntegra (em inglês) neste link.
Fonte: American Express, Dark Reading