Read, hack, repeat

Golpistas já criaram centenas de páginas falsas da criptomoeda Libra

Ramon de Souza

Era de se esperar: já existem cerca de 100 sites falsos tentando se passar por páginas oficiais da Libra, projeto de criptomoeda global encabeçado pelo Facebook e outras empresas de grande porte. O alerta partiu de Alex Guirakhoo, analista da companhia Digital Shadows, que também identificou dezenas de domínios maliciosos personificando a marca Calibra, nome da carteira virtual que será lançada pela companhia de Mark Zuckerberg.

De acordo com Alex, uma parcela considerável das URLs monitoradas não apresenta perigo — elas foram registradas apenas com o intuito de “reservar um terreno”, sob a esperança de serem revendidas posteriormente à Libra Foundation por um preço bem salgado. Por outro lado, um número preocupante de domínios hospedam páginas elaboradas para enganar internautas desavisados e gerar lucro indevidamente.

Isso inclui uma falsa exchange que já convida os usuários a comprar unidades de Libra utilizando ethereum — o problema é que a criptomoeda ainda nem sequer foi lançada, sendo impossível adquiri-la neste momento. Para ludibriar os cidadãos desatentos, os golpistas usam caracteres do alfabeto cirílico para escrever endereços que se assemelham aos oficiais.

(Reprodução: Digital Shadows)

“Nos casos dos sites mais convincentes, pode ser praticamente impossível determinar qual é o legítimo e qual é o falso”, afirma Alex, ressaltando o “bom trabalho” que os criminosos estão fazendo ao copiar a identidade visual da Libra. “Se parece implausível ou bom demais para ser verdade, provavelmente é [falso]. Golpistas sempre vão achar maneiras de serem mais espertos do que a vítima — fique de olho e não caia nessas grandiosas promessas de fortuna”, completa.

Ao jornal The Independent, um porta-voz do Facebook afirmou que a empresa “já está ciente desse problema” e trabalhará ao lado da Libra Foundation para resolver essas questões.


Fonte: Digital Shadows, The Independent

Compartilhar twitter/ facebook/ copiar link
Insira alguma palavra-chave. 0 Aqui está o que nós encontramos

Que tal falar conosco sobre parcerias e oportunidades?

Vamos tomar um café. Mande um email para hello@thehack.com.br.